Axe-FX



Se você é um entusiasta das novas tecnologias no campo da guitarra, um “guitar-nerd” que sofre de G.A.S. (Guitar Acquisition Syndrome) ou simplesmente alguém que costuma assistir a shows recentes do seu artista favorito, são grandes as chances de que você já tenha visto ou pelo menos ouvido falar do termo “Axe-Fx”. Pois afinal, o que diabos é isso?

 

 

Axe-Fx

O Axe-Fx é um processador de efeitos e pré-amplificador digital da Fractal Audio Systems, que pode ser utilizado para tratar sons de guitarra, baixo e outros instrumentos musicais.

Ele é capaz de simular e substituir amplificadores, alto-falantes, microfones, pedais de efeito, processadores de estúdio e mais, sendo uma solução completa para se modelar timbres, tanto com a função de se tocar ao vivo quanto de se gravar em estúdio.

 

 

Axe-Fx?
Axe-Fx [Figura 1]

Existem no mercado muitos outros equipamentos que fazem exatamente a mesma coisa que o Axe-Fx se propõe a fazer, como pedais multiefeito e outros racks de processamento de sinal. Então, qual é o grande diferencial do Axe-Fx?

– Poder de Processamento: O Axe-Fx II possui dois processadores dual-core TigerSHARC 600 mHZ trabalhando paralelamente, um dedicado somente à simulação de amplificadores e outro trabalhando com os demais efeitos e processos do sistema.

Isso garante uma latência extremamente baixa (não se ouve atrasos no som) mesmo rodando algoritmos de processamento mais refinados e pesados.

– Algoritmos de Modelagem: Incorporando a mais avançada tecnologia existente para simulação de equipamentos analógicos, como o VVT (Virtual Vacuum Tube, simulador de válvulas), o G2 Amp Modeling (que simula todo um estágio de Power-Amp, incluindo inversores de fase, transformadores, filtros, capacitores, etc.), e o MIMIC (Multi-Point Iterative Matching and Impendance Correction), o Axe-Fx se firma como o processador com maior qualidade e fidelidade sonora existente no mercado atual.

Além disso, ele oferece suporte à Impulse Responses de altíssima resolução, o que garante simulações de caixas e alto-falantes muito próximas da realidade; e um sistema de Tone-Matching que, através de um algoritmo de análise e comparação, permite que um músico construa um timbre exatamente igual ao de sua gravação favorita.

Como se já não fosse o suficiente, o Axe-FX possui centenas de modelagens programadas, entre amplificadores, alto-falantes, microfones, pedais de efeito e outros equipamentos de áudio.

– Facilidade de Operação: A mais nova versão do Axe-Fx se destaca pelas inúmeras possibilidades de conexão disponíveis no painel traseiro, que permitem que a unidade seja utilizada nos mais variados contextos musicais.

Estas conexões possuem altíssima qualidade em conversão A/D e também a tecnologia Humbuster, que fornece uma redução de até 20 db no ruído e garante um sinal cristalino e limpo.

Este mesmo sistema de conexões permite ao Axe-Fx ser plugado a um computador e se tornar uma interface de áudio USB de altíssima qualidade e desempenho, podendo até ser programado através de uma DAW.

Além disso, o sistema e o painel dianteiro se destacam por ser extremamente “user-friendly”, ou seja, operar um Axe-Fx é uma tarefa que pode ser aprendida rápida e intuitivamente.

O sistema de “grades”, por exemplo, permite que o usuário selecione o equipamento que quer simular e crie seu timbre de maneira muito rápida e maleável.

Axe-fx?
Axe-fx [Figura2]

Devido à alta qualidade de modelagem e desempenho do Axe-Fx, um número altíssimo de bandas (muitas delas famosas) tem substituído toneladas de equipamentos, como sets completos de pedais e amplificadores, pelo pequeno rack de processamento da Fractal Audio Systems.

Seja para tocar em shows e festivais, seja para gravar discos de alto nível em estúdio, o Axe-Fx tem se mostrado uma ferramenta mais do que suficiente para que um músico consiga montar o timbre dos seus sonhos.

 

Mais informações: http://www.fractalaudio.com/p-axe-fx-ii-preamp-fx-processor.php

 

– Matheus Manente é músico multi-instrumentista, compositor e trabalha com gravação de áudio desde 2008. Mais informações sobre seu trabalho em http://www.matheusmanente.com/



Matheus Manente

Matheus Manente

Eu sou um músico e compositor brasileiro. Possuo experiência com vários instrumentos musicais (incluindo guitarras de alcance extendido, baixo, bateria, monotron, teclado, ukelele e kalimba). Sou colunista em alguns websites, trabalho com gravação, produção, mixagem e masterização, e possuo experiências com programação e computação musical.Eu já trabalhei como músico freelancer, tocando ao vivo em diversas ocasiões. Também participei de diversos álbums, tendo a oportunidade de atuar ao lado de músicos de diversos estilos e países diferentes. Desenvolvi trilhas sonoras e produzi/gravei várias bandas pequenas em meu home studio, trabalhando com estilos musicais muito diversos e interessantes (Rock, Pop, Folk, Erudita, Eletrônica, etc). Também lecionei aulas práticas e teóricas durante 6 anos em escolas de música da região do ABC (atividade atualmente suspensa).Sou graduado em ciências atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP) e ainda atuo como meteorologista. Desta maneira tive contato com física e matemática e tento também aplicar este conhecimento ao meu trabalho como músico.