Circuitos Greasebucket e TBX



Bom voltamos a ativa, é agora é 2016, e vamos lá pra mais um ano que promete e pra começar este ano nada como um post pra fazer você pesar, hoje falaremos dos circuitos Greasebucket e TBX incorporados em alguns dos instrumentos da Fender.

Circuitos Greasebucket e TBX

É bem comum as pessoas se confundirem com o que realmente faz um controle de tonalidade, até mesmo porque os fabricantes de instrumentos não costumam explicar muito bem.

Um erro crasso para a maioria dos baixistas e guitarristas por ai é achar que o controle de tonalidade de seu instrumento “adiciona” grave ao timbre do instrumento. O que é uma definição muito equivocada, pois o controle de tonalidade passivo padrão dos instrumento apenas tira uma determinada quantidade de agudo, dependendo do tipo e valor do capacitor instalado no tal controle.

Circuitos Greasebucket e TBX
Tipos de capacitores

E o mesmo pode acontecer com outros tipos de controle de tonalidade como no caso do popular circuito passivo Greasebucket da Fender, onde ela afirma o seguinte:

“Corta os agudos sem adicionar graves”

Isto implica que uma das características especiais do circuito é que ele não adiciona graves. Só que todos os outros controles de tonalidade passivos fazem a mesma coisa, cortam agudos e não adicionam graves.

Então o que diabos o Greasebucket faz?

Bom ai que mora o perigo da interpretação de texto, né? O Greasebucket é ao mesmo tem um corte de agudo, igual a qualquer controle de tonalidade, e ao mesmo tempo um controle de corte de graves.

Ou seja, ele altera tudo, graves e agudos, exceto os médios.

Circuitos Greasebucket e TBX
Greasebucket, combinação de corte de agudos e graves de forma passiva.

Neste caso o Greasebucket usa os capacitores para o corte de agudos e os resistores fixos para o corte de graves.

Alguns guitarristas gostam deste tipo de controle para deixar o timbre do instrumento ligeiramente mais claro. Mas os baixistas normalmente precisam destes controles de forma separada, até para ter mais controle do timbre.

De qualquer forma é um ferramenta útil quando bem usada, e tem seus fans pelo mundo.

O Greasebucket foi introduzido em 2005, e ainda é encontrada até hoje em no modelo Jazz Bass  American Especial.

O circuito tem um ancestral que faz algo bem semelhante, o controle de tonalidade TBX da Fender, que está mais para um Expander de agudos e graves. O TBX passivo vem instalado nos Precision Bass Duff McKagan, e é também esta disponível em forma de kit para substituir o controle de tonalidade padrão.

Circuitos Greasebucket e TBX
TBX

Segundo a Fender:

O TBX é composto de um potenciómetro stack, 250k / 1M Ohm que amplia sua paleta tonal sem a utilização de uma bateria. Do 0 ao 5 o TBX é seu controle de tonalidade padrão mas quando você passa do 5 você começa a diminuir a resistência, o que permite mais graves, agudos, presença e saída indo para seu amplificador.

Mais uma vez a interpretação de texto pode te pegar pela orelha. 

O TBX incorpora um potenciómetro duplo. Os valores de seus componentes eletrônicos mudaram ao longo dos anos, mas o princípio permanece o mesmo.

Atualmente o potenciómetro de 250k / 1M tem uma ilha central que é uma posição “sem carga”, e o circuito inclui um resistor 82k ohms e um capacitor de .022 uF ou 0,033 uF.

Como de costume, o capacitor determina a freqüência de corte, enquanto o resistor impede lado o grave de ir ao zero absoluto.

De qualquer forma os Circuitos Greasebucket e TBX são controles muito bacanas, e vale a pena a instalação em seu instrumento, desde que você saiba o que esta comprando.

Então tome bastante cuidado com algumas “descrições” pois você pode estar achando que esta comprando gato quando na verdade pode ser lebre.

E ai o que achou do post, deixe um comentário ai em baixo!



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!