Fala gente, bele? No artigo de hoje daremos uma dica muito importante, como limpar uma guitarra, muitas pessoas nos perguntam isto então segue ai um apanhado do que você pode fazer em casa.

Como limpar uma guitarra

A limpeza e condicionamento adequado do instrumento é fundamental para a sua saúde, tanto do instrumento quanto a do seu bolso.

Ao longo dos anos temos visto casos extremos de guitarras que foram permanentemente danificadas por negligência dono apenas no quesito limpeza do instrumento.

Sem os devidos cuidados, a guitarra vai perder valor e, eventualmente, tornar-se impossível de tocar ou regular devido a tamanho mal cuidado.

No entanto não é difícil  limpar e condicionar uma guitarra simplesmente leva um pouco de tempo e esforço.

E isso é um investimento digno.  Mantendo o seu instrumento em condições bacanas de limpeza você vai economizar muito dinheiro em reparos futuros.

Mas como, limpar a guitarra pra que? e Por que?

Antes de discutirmos como limpar uma guitarra, é importante compreender quais os problemas potenciais e por que precisamos enfrentá-los antes que seja tarde demais.

Dois componentes importantes que precisam de uma boa limpeza e condicionamento são o braço, no caso a escala, e a ponte e hardware em geral da guitarra.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Exemplo de escala bem limpa e condicionada

Uma boa limpeza e condicionamento da escala da guitarra é fundamental porque normalmente são feitas de madeira crua, inacabada ou não tratada.

Escala de maple são uma exceção porque elas sempre tem algum tipo de acabamento e, portanto, só precisa ser limpas mas não hidratadas.

Rosewood, ébano e outras madeiras escuras e não envernizadas devem ser limpos e hidratadas para evitar que a sujeira e o o suor danifique a madeira com o passar do tempo.

Com uma escala bem limpa não só fica bonita de se olhar, mas também para muitos guitarrista, a sensação de tocar em uma escala limpa e bem hidratada pode ser impagável!

Porque, pra que e como!

Quanto tocamos células mortas da pele, suor e sujeira acumular-se no braço da guitarra e acabam sendo se aglomerando torno dos trastes.

Isto não é apenas feio, mas pode acabar por acumular umidade, ácidos e sais do próprio suor que podem deteriorar a madeira da escala, podendo chegar até a um estado de apodrecimento da madeira da escala o que levaria a trastes a sair voando para tudo que é lado.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Exemplo de escala mal cuidada, acumulo de sujeira perto dos trastes.

Sempre conseguimos saber quando um braço foi mal-tratado, princialmente quando estamos fazendo um re-fret e encontramos um lamaçal, alias que nojo, embaixo dos trastes que por sua vez estão com as travas verdes de tanta oxidação.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Trastes com as travas verdes, oxidação oriunda de maus cuidados.

Rachaduras são outro subproduto aterrorizante da desidratação da madeira da escala. Quando o suor evapora ele pode ressecar a escala fazendo a mesma venha rachar.

Como limpar sua guitarra

Escala com rachaduras de ressecamento

A parte elétrica também é outro ponto pode sofrer por conta das células mortas da pele e suor. Os ácidos que vem junto com o suor pode corroer o enrolamento das bobinas do captador, fazendo com que os mesmos parem de funcionar.

Isto também pode acontecer se você tem o costume de tomar uma cervejinha enquanto toca. Este mesmo fator pode afetar potenciômetros e chaves.

Como limpar sua guitarra

Inicio de oxidação na parte elétrica.

Muitos fabricantes de cordas e acessórios oferecem condicionadores e produtos de limpeza para guitarra.

Mas esteja ciente de que a maioria destes produtos, incluindo óleo de limão, contêm substâncias químicas nocivas e solventes que podem danificar a madeira e o acabamento da sua guitarra.

Perigos

Evite qualquer coisa que contém d-limoneno, álcool ou silicone.

Um derivado do óleo extraído da casca de frutas cítricas, d-limoneno, contém ácidos naturais. Estes ácidos podem agir como um solvente e “quebrar” acabamentos e fazer com que a madeira começa a deteriorar.

O álcool resseca as partes de madeira expostas, como cavaletes no caso do violão, e outras áreas com  madeira sem acabamento.

Quando atinge o acabamento de algumas guitarras pode gerar um aspecto esbranquiçado.

Já usar produtos com silicone na composição pode impedir que a madeira “respire” e também pode causar o aspecto esbranquiçado em alguns acabamentos.

Uma coisa importante também é o controle da umidade do instrumento, pois com o ressecamento da madeira pode haver rachaduras.

Uma boa ideia é controlar a umidade do local onde se encontra o instrumento, mesmo que para isto você precisa de um umidificador.

Guitarras novas são mais propensas a rachaduras oriundas da umidade do que instrumentos mais antigos, ou vintage.

Isto acontece porque instrumentos mais antigos eram construídos com madeiras vindas do processo de secagem natural, ou seja, passaram décadas secando antes de se tornar instrumentos.

Com isto as peças de madeiras se tornam mais estáveis e confiáveis, porém para isto temos que esperar décadas até as madeiras atingirem tal estagio.

Já guitarras mais novas costumam usar madeiras que são secas em estufas, secagem artificial, o que acelera o processo de envelhecimento das madeiras, mas isto não gera o mesmo resultado da secagem natural e por isto são mais susceptíveis a mudanças de temperatura e umidade.

Esta movimentação das peças de madeiras acaba por ajudar o verniz do instrumento a rachar em alguns casos.

Como limpar sua guitarra

Verniz trincado

Limpeza e condicionamento.

Primeiro vamos começar com a limpeza da escala.

E o primeiro passo aqui é tirar todas as cordas. Sim, todas elas!

As pessoas costumam dizer:

– Nossa mas se eu tirar todas as cordas  vou danificar o braço. Não vou? 

Ou…

– Meu amigo falou que tirar todas as cordas vai fazer o braço explodir!

Limpeza

Trabalhos com isto a bastante tempo e nunca vimos um braço explodir! Há não ser aquela vez que colocamos um bomba nele!

O fato é que ele não vai explodir e você não vai danifica-lo se tirar todas as cordas.

A madeira tem uma excelente memória, assim você não precisa se preocupar com a remoção de todas as cordas.

Existem várias maneiras de limpar a escala, uma delas é usar lã de aço. Isso funciona muito bem, especialmente quando você quiser fazer seus trastes voltarem a ter aquele brilho.

Para tirar todo o “sebo” da escala use sempre a lã de aço no sentido dos veios da madeira, desta forma você não irá deixar riscos na sua escala.

Esfregue sem colocar muita força até tirar toda a sujeira.

Cuidado: Não use lã de aço em um braço maple com escala envernizada com acabamento brilhante. Esfregar lã de aço em qualquer acabamento brilhante o tornará fosco.


Se você decidir usar lã de aço, utilize apenas a seria 0000. Esta é a lã de aço mais fina e não irá danificar sua escala ou trastes.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Tabela de gradação de lãs de aço.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Lã de aço gradação 0000.

Tome cuidado com os captadores eletromagnéticos, para que não fique nenhuma sobra de lã de aço no captador pois a mesma podem gerar curtos circuitos ou ruídos indesejáveis.

Então o mais legal é cobrir os captadores antes de começar a limpeza.

E não deixe restos da lã de aço cair no acabamento do instrumento, pois ela pode gerar riscar a guitarra.

Condicionamento

Depois da limpeza da escala é hora de aplicar um condicionador para a madeira, lembre que estamos falando de escalas escuras sem acabamento.

Aqui a muita mítica do que se deve ou não passar na escala.

Muitos dizem que é regra passar o tal óleo de limão, outros dizem que você pode passar qualquer espécie de óleo, de óleo de cozinha até óleo para bundinha de bebê.

Sugerimos sempre uma óleo um pouco mais neutro para fazer a hidratação da escala o bom e velho óleo de peroba, e não nenhuma brincadeira isto.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Óleo de peroba

Costumamos indicar ele por conta do baixo preço e da fácil obtenção.

Outro ótima opção é o Hydrate da Planet Waves, que faz um belo trabalho também.

Como limpar sua guitarra

Hydrate da Planet Waves

Lógico que alguns vão ficam meio reticentes em passar lã de aço em sua escalas. Caso você seja um deste você pode usar o método da escova de dentes, e de novo não é brincadeira.

Usando a escova de dente e algum hidratante para escala esfregue casa cantinho que você achar. Depois de tudo limpo não esqueça de retirar o excesso de hidratante com um pano limpo.

COMO LIMPARA SUA GUITARRA

Método da escova de dentes

Os mesmos procedimentos podem ser tomas para a limpeza dos cavaletes que não tem acabamento.

como limpara sua guitarra

Limpeza do cavalete com a escova de dentes.

 
LEMBRANDO QUE ESTES MÉTODOS NÃO SE APLICAM PARA ESCALAS CLARAS.

Cuidando dos trastes

Ao final da limpeza da escala você pensa:

– Nossa meus trastes poderiam brilhar mais agora né.

Sem problemas também. É só polir os bixinhos novamente. Neste processo é imprescindível que você tome cuidado com a escala do instrumento, afinal ela já esta pronta.

Você pode usar desde lã de aço bem fina, a 0000, até lixas d´agua com gradação bem alta, grão 1200,1500 e até 2000.

Como limpar sua guitarra

Escala isolada e polimento dos trastes

Como limpar sua guitarra

Lixa d´agua grão1500

Não use lixas com grão muito baixo, 400, 320, 200 por exemplo, ela são destinadas ao nivelamento dos traste e não ao polimento.

Usando estas lixas você pode desnivelar os trastes do instrumento.

Limpeza do hardware de uma guitarra

Falando de limpeza das partes metálicas do instrumento se torna um pouca mais complicada quando falamos de um estamos um pouco mais avançado de desgaste.

Então a melhor dica aqui é o cuidado cotidiano.

Sempre após a utilização do instrumento, mesmo que por pouco tempo, é muito importante secar todas as partes que podem ser atacadas pelo suor das mãos.

Ponte, tarraxas, cordas e captadores são um bom exemplo.

COMO LIMPAR SUA GUITARRA

Limpe bem as regiões dos parafusos, e as lubrifique um pouco.

Como limpar sua guitarra

Limpe o melhor que puder as partes com ferrugem

Em alguns casos quando não se toma tal cuidado pode-se até inutilizar os mecanismos de altura de corda das pontes.

O cuidado periódico das peças de metal pode ser feito com algum desengripante,  do tipo WD-40, ele ajudará a manter a ferrugem longe das suas peças por bastante tempo.

Lembrando que estes produtos são feitos para metal, então não pense em usa-los em seu acabamento ou partes de madeira exposta.

Sempre que usar algum desengripante não esqueça de tirar o excesso com um pano seco.

Limpeza do acabamento.

Aqui é onde precisa se ter o maior cuidado, pois dependendo do instrumento você pode literalmente “cacar” tudo.

Se não souber qual espécie de verniz ou acabamento tem em seu instrumento nem coloque a não nele!

Evite qualquer produto químico que contenha qualquer espécie de solvente. Estes solvente podem atacar e causar o derretimento das camadas de verniz de sua guitarra.

O melhor por hora para quem não sabe que tipo de acabamento o instrumento possui é água mesmo.

Mas aqui não vamos lavar a guitarra. Use um pano de micro-fibra levemente úmido para limpar a sujeira que fica no acabamento do instrumento.

Não esqueça de durante todo o processo tirar o excesso de sujeira do pano.

Como limpar sua guitarra

Pano de microfobra

Em algumas guitarras, pra não dizer em todas, é muito importante que após a limpeza você coloque um jogo de cordas novo da mesma marca e bitola.

Pois assim você comseguirá manter os ajustes para o qual ela estava preparada.

E lembre-se de instala-las corretamente.

Caso queira mudar de bitola ou marca é bem provável que você que o instrumento precise de pequenos ajuste para ter a mesma regulagem de antes.

Estas dica já ajudaram a manter seu instrumento em bom estado bom mais tempo, preservando os ajustes e toda a integridade que o instrumento merece ter.

Não esqueça que tudo que você fizer ai na sua guitarra ou contrabaixo é por sua conta e risco.

No próximo artigo falaremos apenas sobre como cuidar do acabamento do seu instrumento então fica ligado!

Gostou? Deixe seu voto.
Votação do leitor 5 Votos