Já trabalhamos um instrumentos há algum tempo e podemos dizer que sim, vale a pena comprar instrumentos usados. O grande lance na hora de comprar instrumentos nestas condições é saber onde olhar e também saber o que procurar.

E muitos vezes passamos por citações onde nossos cliente tinha acabado de comprar um instrumento usado e acabaram descobrindo que de alguma forma foram enrolados.

Então neste post daremos algumas dicas preciosas para que você não faça um negocio.

Comprar instrumentos usados.

Uma das coisas mais comuns no dia a dia é a compra e venda de instrumento usados, hoje temos grandes lojas online, temos grupos no Facebook, lojas físicas em lugares conceituados por serem o “centro” musical da cidade e por ai vai.

Mas nada disto infelizmente irá te garantir uma compra tranquila e secura, principalmente em se tratando de instrumento musicais usados.

Uma das primeiras coisas que você como musico precisa notar antes de comprar aquela guitarra usada é reparar em como esta o acabamento do instrumento, e isto tudo vale para violões usados assim como para contrabaixos usados.

Repara em rachaduras, riscos e batidas. Tudo isto irá te dar um dimensão melhor que como o instrumento foi tratado durante a vida.

Não pense que qualquer risco na guitarra pode ser tirado com polimento, por nem sempre pode mesmo, então comprar um instrumento usado que tenha muitos riscos em seu acabamento pode significar gastar mais dinheiro para que o acabamento seja refeito.

Cuidado com os instrumentos que tiveram seu acabamento refeito, pois se você vai comprar uma guitarra para que a mesma venha a ser um investimento você pode se dar mal.

Alguns instrumento tem mais valor comercial quando ainda estão com sua pintura original, mesmo que esteja com arranhões ou batidas.

Isto não se aplica a qualquer marca e nem a qualquer modelo, então antes de fechar um parece um bom negocio com instrumento musicais pesquise antes.

comprar instrumentos usados

Procure as rachaduras no acabamento do instrumento e tente definir se as mesmas chegam até o nível da madeira, pois muitas vezes estas rachaduras podem ser indicio de um problema maior.

Rachaduras na própria madeira podem criar problemas estruturais que pode ser graves e talvez o valor para consertar tais problemas podem fazer com que o negocio não valha a pena.

###Saiba mais sobre madeiras aqui.

Um outro aspecto importantes de comprar instrumentos usados é dar uma boa olhada no headstock, procure saber se já existiu alguma quebra ou até mesmo queda do instrumento que possa ter afetado sua estrutura.

 Comprar instrumentos usados

Consertar problemas como este precisaram de mais investimento então só valerá a pena comprar um instrumento usado nestas condições se você já souber quanto irá gastar para fazer o conserto.

Procure pelos defeitos, nem todos tem conserto.

Falando de instrumentos musicais de corda uma coisa que você tem que ter em mente são os trastes.

Repare em que condições eles estão, veja qual o nível de desgaste deles. Pois guitarras usadas, e mesmo contrabaixos usados, costumas ter os trastes com uma condição de uso um pouco avariada. E isto pode significar um problema em potencial.

Comprar instrumentos usados

Quanto mais desgastado estiverem os trastes maiores são as chances de você ter que substitui-los, o que também é um procedimento custoso, então repare bem qual é o tamanho do buraco em cada traste.

O braço de instrumento musical de cordas é o que podemos chamar de parte vital do instrumento, então também é um dos pontos que você terá que ter atenção redobrada.

Repare se o instrumento tem condições de ser regulado

Repare se o braço esta côncavo convexo para terminar se é preciso acionar ou não tensor. Caso que não se sentir confortável em acionar o tensor o instrumento leve alguém que saiba mexer com tensor junto com você.

Desta forma você irá determinar se o instrumento precisa regulado apenas ou se ele terá que sofre com uma cirurgia mais invasiva, e se seu bolso poderá arcar com este custo extra.

Comprar instrumentos usados

Se você souber o que procurar, inspecionar o hardware antes de comprar instrumentos usados é fácil. Passando o olha para verificar o acabamentos das peças você já conseguirá dizer em que condições elas estão.

É uma boa ideia verificar parafusos de ajuste, porcas e arruelas assim como os para fusos de fixação do braço no corpo quando existirem. Procure ferrugem e parafusos faltando, nem sempre este componente tem fácil substituição.

Comprar instrumentos usados

Na parte elétrica de instrumentos usados procure por falhas de funcionamento, ruídos e mal contatos são os problemas mais comuns em instrumentos usados.

Então mecha em todos os controles volumes, tonalidade, chave e jack e procure reparar nos defeitos. E em caso de instrumentos que tenha sistemas ativos procure ver se tudo esta funcionado corretamente.

Armadilhas

Como hoje em dia o comercio online de instrumentos musicais é bem forte, principalmente as lojas de instrumento musical online, ou grande site de venda como o Mercado Livre, tomo muito cuidado ao comprar instrumentos usados neste lugares.

Não vamos dizer que todos os vendedores são ruins, mas sim existem aqueles que só querem tomar o seu dinheiro. Então procure um vendedor com uma boa reputação e que tenha fotos reais do instrumento que ele esta vendendo. Pergunte tudo que você puder antes de finalizar o negocio.

Resumo (Comprar instrumentos usados vale a pena?)

  • Verificar o acabamento
  • Verificar se não existem rachaduras
  • Verificar qual é situação do braço
  • Ajustar o tensor se possível
  • Verificar condições das peças
  • Verificar todo parte elétrica / eletrônica do instrumento
  • Tomar cuidado com “negócios da china”

Não deixe de ver estes artigos:

Fender falsa. Como saber se fui enrolado.

Les paul falsa

Como limpar sua guitarra

Como cuidar do acabamento de sua guitarra

Não esqueça de deixar seu comentário ai em baixo! E não deixe um amigo em apuros compartilhe este artigo!