Quantas vezes tivemos que responder a seguinte pergunta:

[quote_center]Posso colocar cordas de aço neste violão?[/quote_center]

E por muitas vezes também já nos deparemos com seguinte indagação

[quote_center]Eu preciso de cordas de nylos ou aço?[/quote_center]

E isto a pessoa diz ja com o violão na não, sem nem saber qual tipo de violão tem nas mãos.Sem nem mesmo saber se o instrumento pode receber cordas de nylon ou aço.

Bom claro que é reposta é um sincero e alto NÂO, a não ser que você queira destruir o instrumento.

Nylon

Os jogos de corda de nylon são medida pela tensão em vez da espessura, como os conjuntos de cordas aço. Existem geralmente três níveis de tensão de cordas de nylon: Tensão leve, média e pesada. Mas pode-se encontrar outros tipos de tensão, como a extra pesada.

Cordas de tensão normal, ou leve,  são muito fáceis de tocar, mas você pode sentir que quanto tenta tocar mais rápido o fato de a corda ser mais flexível ira te atrapalhar.  Já o contrario, quando se usa tensão maior, você poderá tocar com um pouco mais de pegada, e o som que sairá do instrumento pode ser um pouco mais alto, com relação ao volume.

[vc_row][vc_column width=”1/2″]

Alguns fabricantes:

[/vc_column][vc_column width=”1/2″]

Nylon ou aço?

Tensão normal, ou leve.

Nylon ou aço?

Tensão extra pesada

Nylon ou aço?

Tensão média

[/vc_column][/vc_row]

 

As cordas de nylon podem apresentar dois tipos de fixação na ponte ou cavalete do violão. As com bolinhas, ou as de amarrar.

[vc_row][vc_column width=”1/2″]Cordas de nylon ou aço?Nylon com bolinhas.[/vc_column][vc_column width=”1/2″]Cordas de nylon ou aço?Nylon tradicional, de amarrar.[/vc_column][/vc_row]

[quote_center]Cordas de nylon não são iguais cordas de aço[/quote_center]

Porque não posso usar cordas de aço em um violão clássico?

Bom isto é uma questão bem simples de física. Tanto o tampo, quanto a estrutura interna do violão de nylon não foi pensada, ou construída, para receber cordas de aço, que geram mais tensão junto a tais partes. O fato é que as estrutura internas destes violão são construídas de formas bem diferentes, por necessidade sonora e mecânica.

[vc_row][vc_column width=”1/2″]Cordas de nylon ou aço?Estrutura interna para violões com cordas de nylon[/vc_column]

[vc_column width=”1/2″]Cordas de nylon ou aço?Estrutura para violões que usam aço.

[/vc_column][/vc_row]

[quote_center]Note como a estruturação interna de um violão que usara cordas de aço é muito mais reforçada[/quote_center]

Falando das cordas de aço temos um novo mundo. As que são apenas de bronze as de fosforo bronze as de níquel. Indo até as de aço inox.

Cada uma delas tem qualidades específicas de. Logo que possível faremos um post sobre cada uma delas. Tal qual falaremos sobre jogos coated vs non coated. Não deixe de assinar o blog. Pois vem mais coisa por ai.

[jetpack_subscription_form title=”” subscribe_text=”” subscribe_button=”Assinar” show_subscribers_total=”1″]

Inté.

  • Flávio

    Fala pessoal da Loud. Muito legal o post. Deve ser por isto que o cavalete do meu violão descolou. Estava usando corda de aço nele, mas quando comprei veio com nylon. Tem conserto?

    • Fala Flávio, bele?

      Claro que tem conserto, manda um email para gente que faremos um orçamento.

      Abraços!