Guitarra custom

 

Fala galera, firme?
Bom hoje gostaríamos de falar sobre um assunto que gera muito confusão. Guitarra custom. E a primeira pergunta que surge é:

O que uma guitarra custom?

Bom muitos tem esta duvida mas tentaremos nas próximas linha explicar a nossa visão de guitarra custom, ou customizada.

Guitarra custom

Sempre ouvimos falar neste termo, mas o que ele quer dizer realmente.  Esta terminologia, guitarra custom ou guitarra customizada, se refere a um conceito. Custom vem de customized  ou customizado.

Um instrumento custom é confeccionado de acordo com especificações de quem irá utiliza-lo, simples assim.

O que vemos muito por ai são marcar usando, e sempre usaram, tal conceito para dar aquele gostinho de que é um instrumento especial, talvez até especialmente feito para você, mas na maioria das vezes não é bem isto.

Ai que surge a situação:

Você vai atras de de um instrumento novo e se depara com um instrumento CUSTOM, guitarra ou contrabaixo feito para especialmente para você. Mas como pode ele ser feito especialmente para você se você não opinou em nada na confecção do mesmo? Engraçado né.

Fora o fato de que além de seu existem milhares de instrumentos “especiais” iguais ao seu.

Quando pensamos em tal conceito levamos em consideração que o dedo do músico que irá utilizar tal instrumento apareça, afinal de contas é isto que deveria acontecer.

Grandes marcas, e até mesmo pequenas, constroem instrumentos em série, afinal assim se faz dindin!, e quando usam o conceito de custom normalmente é apenas para seduzir o cliente. De qualquer forma isto não quer dizer que o instrumento não tenha qualidade, isto é mais relativo a mão de obra empregada e materiais do que a qualquer outra coisa.

Podemos definir a produção de instrumento em alguns segmentos:

Série (ou instrumentos de linha)

A maioria esmagadora dos instrumentos construídos pelo mundo participam deste segmento.

O instrumento é projetado de acordo com as necessidades da maior fatia do mercado. E é construído, normalmente por máquinas no tipo CNC, incessantemente aos milhões até que o mercado desgoste.

Sem o cuidado com as particularidades de cada um que vai toca-lo.

Normalmente criam-se series consagradas, quando  projeto é bom, e quando não funciona tão bem assim é só descontinuar esta ou aquela serie.

 

guitarra custom

Strato American Standard series

 

guitarra custom

Telecastes American Standard series

 

guitarra custom

Gibson Les Paul Standard 2013

 

guitarra custom

Gibson Les Paul Standard R9

 


 

Assinatura (signature)

O instrumento é projetado de acordo com especificações de um músico, normalmente bem famoso ou em ascensão na carreira, e depois é fabricado da mesma forma que os instrumentos em série e novamente vendido aos milhões, só que desta vez mais caro afinal você esta usando o “mesmo” instrumento que fulano ou ciclano que é famoso.

Aqui normalmente temos um pouco mais de cuidado com a confecção do instrumento, afina irá levar o nome de um terceiro embutido em seu headstock.

De certa forma é uma guitarra custom de um cara especifico que é vendida pra todo o mundo.

 

guitarra custom

Fender custom shop Yngwie Malmsteen Play Loud, cerca de U$10,000

 

guitarra custom

Fender custom shop Yngwie Malmsteen Play Loud, cerca de U$10,000

 

guitarra custom

Washburn N4, Nuno Bettencourt. Cerca de U$3000,00

 

guitarra custom

Washburn N4, Nuno Bettencourt. Cerca de U$3000,00

 


 

Custom Series

Aqui o negocio parece, e só parece, ser diferente. Neste segmento de guitarra custom normalmente temos a visão de um construtor de guitarra, os famoso  master builder, da marca a, b ou c e assim se cria o conceito do que o cara acha legal.

E ai estamos falando de combinações de madeiras, tipo de peças e até mesmo a cor do instrumento entra em tal conceito.

Isto não quer dizer que a mesma linha de produção dos instrumentos em série não será usada para a confecção de tal guitarra, em se tratando do assunto trabalho bruto, e por muitas vezes são feitas pequenas inserções do master bulider em modelos que saem direto da linha de produção para suas bancadas.

E claro que existem os casos extremos dos builders que pegam o negocio do começo ao fim, e constroem instrumentemos lindos.

Veja alguns exemplos:

 

guitarra custom

Fender strato custom shop feito pelo master builder Jonh Cruz. Esta custa cerca de U$40,000

 

guitarra custom

Fender strato 57 feita pelo master bulider Greg Fessler, esta custa cerca de U$6000,00

 


 

Guitarra custom, mas custom de verdade!

Aqui como podemos dizer o chicote estrala. Por que aqui é gasto um bom tempo com o musico para entender, definir e aprimorar a ideia de um instrumento, as vezes até mesmo para o músico descobrir que aquele detalhe que ele fazia tanta questão, mesmo sem saber por que, é completamente inútil para a vida dele.

Neste segmento se torna quase impossível o instrumento não ser feito a mão, pois dependendo do caso, são tantos detalhes particulares que iram funcionar apenas para quem encomendou o instrumento.

Muitos profissionais da área não gostam de fazer apenas telecas ou stratos simplesmente por acharem maçante, e por um lado concordamos, outros gostam de fazer apenas modelos consagrados, por conta ate da fácil obtenção de materiais para tais projetos.

Pensamos que, se você quer uma bela teleca, strato ou lespaul, procure nas grandes marcas primeiro, afinal produzem ótimos instrumentos para todos os gostos. Alem do fato de que quando se compra uma guitarra Fender ou Gibson estamos falando de um investimento monetário, liquides, teu instrumento terá valor de mercado, quando você quiser, ou precisar, vende-lo você certamente não terá prejuízo.

Quando se encomenda uma guitarra, com todos os detalhes que sempre sonhou, ela terá valor para você e talvez para mais ninguém. E isto é lógico afinal tal instrumento foi construído para você.

Dentro do contexto da customização é possível escolher praticamente tudo, não apenas qual tipo de captadores será instalado.

Você pode escolher qual madeira, ponte, tarraxas, cor, grip do braço, tipo de trastes, comprimento de escala, inlays, e toda a sorte de adaptações que iram tornar o instrumento melhor para você.

Alguns exemplos de instrumento com customizações:

 

guitarra custom

Contrabaixo com twisted neck, braço torcido, propositalmente!

 

guitarra custom

Guitarra com fanned fret, ou multiscale!

 

Ou por exemplo os grips, ou shapes, de braço que podem ser escolhidos quando se tem a oportunidade de ter uma guitarra custom.

 

guitarra custom

Exemplos de shape de braço

 

guitarra custom

Shape de braço twisted

 

guitarra custom

Volute, ou voluta, um belo reforço para seu headstock

 

guitarra custom

Shape assimétrico para o braço

 

Ou peças customizizadas, especialmente para o projeto!

 

guitarra custom

Tail piece customizado

 

guitarra custom

Tail piece customizado, WOW!

 

guitarra custom

Custom fingerboard inlays

 

guitarra custom

Custom fingerboard inlays

 

Quer ver mais sobre custom guitars?

Dá uma olhada em nossa galeria na aba Custom Shop Guitars.

É isso ai pepepessoal. Comente com suas impressões!