Les paul falsa. Como descobrir.



Les Paul Falsa.

Como diz a frase de Antonie Lavoisier ,“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e dai acabou de alguma forma surgindo uma outra frase, “No mundo nada se cria, tudo se copia” e o artigo de hoje é sobre Les Paul falsa.

E no mundo das guitarras esta afirmação também funciona muito bem, vide o boom das replicas de guitarras famosas construídas ao redor do mundo. O Japão inclusive foi um grande direcionador de tal tendência entre os anos 80.

Onde encontrávamos replicas de muitos modelos famosos e consagrados, alguns inclusive melhores do que a obra a qual de origem a tal replica, vide muitas das guitarras produzidas pela Orville, que chegou a ser licenciada pela própria Gibson.

Mas pena que tudo que se torna famoso tende a ser copiado, e nem sempre da melhor forma possível, então hoje vamos falar um pouco sobre as “Gibsons”, ou Chibsons, que rolam por ai, guitarras feitas na china que tentam se passar por cavalos puro sangue de verdade.

Gibson Les Paul falsa

Comprar uma guitarra falsificada não é como comprar uma camiseta, um boné, ou uma cópia de software. Quando se compra uma guitarra original junto com ele vem embutido no preço uma garantia.

Garantia de que tal instrumento tem um bom som, tocabilidade, e que foi construído respeitando alguns parâmetros de qualidade.

Falando de guitarras de marcas consagradas, um bom valor de revenda também faz parte da compra que foi feita alem do fato  de que este instrumento pode ser regulado e mantido em bom estado de manutenção.

Tudo isto com certeza você não irá encontrar em uma guitarra falsa.

Guitarras falsificados não têm valor de revenda porque é ilegal, tanto confecciona-las quanto revende-las, isto se tratando de uma loja.

E a maioria dos consumidores particulares sabem quando estão comprando uma guitarra falsa, ou pelo menos deveriam saber.

Gibson, Ibanez e Fender são as três marcas mais comumente replicados, e falsificados no mercado, e muitos detalhes podem provar sua autenticidade ou não, coisas como tipos de madeiras, parte elétrica e alguns detalhes estéticos são o melhor caminho para definir se você tem uma Gibson verdadeira ou Gibson falsa.

Headstock

Les Paul falsa
Falsa esquerda. Verdadeira direita

Note que no headstock desta Gibson falsa que o shape no topo do head é mais profundo. Repare também que o logotipo não é em madrepérola.

Serial Number

les paul falsa
Falsa esquerda. Verdadeira direita

No serial number a Gibson falsa tem uma fonte mais profunda e maior, feito de forma descuidada. Observe as manchas de falta de tinta. Neste caso, a falsificação tem 9 números, uma Gibson semelhante terá 8 .

Nut e friso

les paul falsa
Falsa esquerda. Verdadeira direita

Note o nut de Corian no headstock verdadeiro. Os slots do nut verdadeiro são rasos, para permitir que o musico ajuste o peso da corda de acordo com seu gosto sem precisar fazer um nut novo.

Já o nut da Gibson falsa é feito de plástico baratinho com ranhuras bem profundas. Na verdade o friso do headstock termina diretamente no nut.

Já na Gibson falsa o frise segue por baixo do nut, tipo de instalação de friso muito utilizado por marcas como Ibanez e Epiphone, falando das guitarras não falsificadas.

Tune o Matic

gibson falsa
Falsa esquerda. Verdadeira direita

A Gibson produz uma grande variedade de pontes Tune o matic.

Mas nunca fez nenhuma ponte com poste grosso e ajustável por fenda. Então se você se deparar com algo como a foto da esquerda existem duas opções ou a ponte foi substituída ou a guitarra pode ser uma Gibson falsa.

Chave toggle

les paul falsa

A Gibson não costuma usar porcas sextavadas na chave. E o disco da chave da les paul falsa quase sempre tem a fonte maior do que das guitarra originais.

Frisos do corpo

les paul falsaNas Gibson da série custom o friso do corpo é bem delineado e nítido. Já na les paul falsa ele normalmente é ondulado e cheio de imperfeições.

Friso do braço

les paul falsa

Na les paul falsa os trastes cobrem o friso, enquanto na original o friso tem uma pequena ondulação para dar a acabamento ao trastes nos modelos standard e custom.

Frisos do head e Inlays

gibson-comparisons8

O friso do headstock da les paul falsa é mais grosso e o inlay de diamante no centro do head não é em madrepérola e nem do tamanho correto.

Não são apenas questões visuais que compõem uma les paul falsa, existem também características no processo de construção do instrumento que delatam sua origem.

les paul falsa

Alguns detalhes como a qualidade e o acabamento das cavidades dos captadores podem dizer muito sobre uma les paul falsa. Note na foto que a cavidade a guitarra falsa é mal acabada e pintada de preto.

les paul falsa

Já a cavidade da parte elétrica, tal qual a eletrônica em geral são muito mais feitas na les paul falsa. A qualidade das solda e dos componentes são um ponto crucial aqui.

 

les paul falsa
Falsa

 

 

les paul falsa
Verdadeira

 

O ajuste do tensor pode se tornar um pequeno pesadelo em uma les paul falsa, pois a porca de ajuste além de ter desenho diferente da original nem sempre tem a mesma medida ou pior ainda pode ser de um modelo completamente diferente das que são usadas pela Gibson.

les paul falsa

Les-Paul-Headstock-Large
Verdadeira

Les-Paul-Fake-Headstock-Large
Falsa

O headstock da les paul falsa geralmente é feito com um processo que se chama scarf joint, enquanto o head da guitarras originais são feitos em uma peça só de madeira.

les paul falsa
Falsa

les paul falsa
Verdadeira

O reel ou tróculo de uma guitarra genuína também é feito em uma peça só de madeira, quanto na les paul falsa ele é colado, usando duas peças, ou mais, de madeira.

les paul falsa
Falsa

les paul falsa
Verdadeira

O acabamento dos frisos do corpo também é um ponto crucial, pois na les paul falsa ele é bem mal feito, e parece remendado. Enquanto na verdadeira os frisos são bem mais consistentes.

les paul falsa
Verdadeira

les paul falsa
Falsa

Na serie standard preste bastante atenção a assinatura do Les Paul, que nas guitarras verdadeiras é bem mais fluida e uniforme. Ja na les paul falsa a fonte é mais grossa e ligeiramente diferente.

Case

les paul falsa
Case falso

Les-Paul-Fake-Case-Handle-Large
Case falso

Case falso

Não se deixe levar apenas pelo fato da guitarra ter um caso com a marca, pois o mesmo pode ser falsificado também.

gibson_case2
Case Verdadeiro

gibson-les-paul-case-brown
Case verdadeiro

Então se você esta pensando em comprar uma guitarra usada, ou até mesmo ficou tentando, com algum preço que achou por ai tome um certo cuidado pois você pode levar gato por lebre se não prestar atenção.

Bom por hora é isto até a próxima e não deixem de assinar o Blog e/ou curtir no pagina no Facebook!

 



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!

  • Raphael Schneider

    Matéria sensacional! Utilidade pública!

    Se puderem estender esse tipo de matéria para outras marcas e até mesmo violões, seria um show!

    Tenho encontrado um crescente número de músicos interessados em instrumentos com origem comprovada e, até mesmo estão recusando, quando podem pagar por guitarras mais caras, os que são feitos em países que não seja aonde a marca foi criada, como por exemplo as Fender American, que podem ser confundidas com as feitas no México.

    Valeu!

    • Fala Raphael. Bele?

      Obrigado pelo comentário!

      Faremos nas próximas semanas artigos sobre Fender e as Ibanez. Assim que pintar a oportunidade faremos sobre violões também.

      Até!