O que é Loudness?

Um dos assuntos mais recorrentes na área da tecnologia musical atual é a chamada Loudness War, ou Guerra do Volume.
Este termo pejorativo se refere à tendência de aumentar cada vez mais o volume perceptível em gravações de áudio digitais e CD’s, prática vigente desde o início da década de 90 – e muito criticada por audiófilos, já que pode comprometer a dinâmica sonora e a qualidade do áudio, além de cansar os ouvidos do ouvinte mais rapidamente.

Mas, afinal, você sabe o que é Loudness?

Tudo começa com o chamado Nível de Intensidade. O nível de intensidade do som (IL), por definição, é medido em decibéis (dB) acima do limiar da audição humana, na frequência de 1000 Hz, para ouvintes com percepção aguçada.

Isto é equivalente à 10-12 watts por metro quadrado, e pode ser descrito pela fórmula

Loudness

Fórmula

 

Onde I é a intensidade em watts por metro quadrado e Iref é a intensidade de referência, ou seja, 10-12 watts por metro quadrado.

As já bem conhecidas curvas de Fletcher-Munson retratam a sensibilidade variável da audição humana em diferentes frequências, particularmente em níveis de baixa intensidade.

Cada curva mostra o IL necessário em frequências diferentes para se produzir uma sensação de volume igual em todas elas. Estas curvas são chamadas de Isófonas e, por convenção, elas são rotuladas a partir de seu valor de intensidade na frequência de 1000 Hz.

 

Este valor particular do nível de intensidade do som na frequência de 1000 Hz, para uma curva de Fletcher-Munsoon, é nada mais nada menos que o famoso Loudness Level (LL), ou nível de volume, expresso em uma unidade denominada Phon.

Sendo assim, um Loudness Level de 60 phons corresponde à todos os níveis de intensidade ao longo da curva isófona de 60 phons (um som com intensidade de ~ 70 dB em 100 Hz é percebido pelo ouvido humano com o mesmo volume que um som com intensidade de ~ 58 dB em 4000 Hz – ambos possuem um LL de 60 phons).

Loudness

Curvas de mesmo Loudness Level (LL), ou isófonas, de Fletcher-Munsoon.

 

Em resumo, o termo “Loudness” tem a ver com a Intensidade Sonora e também com a frequência de um determinado som.

Ou seja, sons com um mesmo nível de intensidade mas frequências diferentes podem possuir um volume perceptível, ou Loudness, diferente.

Vale lembrar também que o nível de intensidade sonora é equivalente aos Decibéis de Nível de Pressão do Som (Decibels of Sound Pressure Level, origem da famosa sigla dB SPL), medidos com relação à uma variação de pressão de 0,0002 dinas por centímetro quadrado, ou 2 x 10-5 newtons por metro quadrado.

 

 

– Matheus Manente é músico multi-instrumentista, compositor e trabalha com gravação de áudio desde 2008. Mais informações sobre seu trabalho em http://www.matheusmanente.com/