Os vilões. Saiba porque sua guitarra desafina.



Quem nunca se deparou com aqueles vilões praticamente invencíveis?

Bom continuando a saga sobre as tarraxas, afinal no post passado foi pouco para falar tudo, hoje falaremos sobre como as tarraxas podem salvar a vida quando o assunto é um instrumento desafinando o tempo todo.

Afinal quem disse que uma boa tarraxa só precisa esticar as cordas direitinho. E completando o post falaremos sobre os vilões da afinação.

 

Os vilões

Este é o primeiro dos nossos vilões da afinação, principalmente se tratando de guitarras do tipo strato, que são os abaixadores de cordas. Sim aquela pecinha pequena e com ar inofensivo pode detonar sua entonação.

Muitas vezes nos deparamos com tal problema, abaixador de cordas oxidado, e ai quando tu vai executar aquele bend e volta com a corda ao ponto em que ela deveria voltar afinada você nota que esta mais de meio tom acima.  Acreditem isto acontece, e nas melhores famílias também.

Os vilões
Abaixador de corda tipo gaivota

Os vilões
Abaixador de corda redondo, vintage.

Os vilões
Abaixador de corda tipo roller

Mas afinal pra que serve esta pecinha?

Bom a resposta é simples. Ela serve para melhorar o apoio das cordas no nut do instrumento gerando mais pressão da corda  sobre o nut e melhorando o som da mesma.

Os heróis!

Claro que para cada vilão na historia temos seu arque inimigo, o herói, e no caso dos abaixadores de corda temo um herói a altura.
Ou melhor que regula a altura! As tarraxas com poste estagiado.

 

Os Vilões
Tarraxas com poste estagiado

 

Os Vilões
Tarraxas com poste estagiado

 

Este tipo de tarraxa tem altura de postes diferente, como se pode ver nas fotos, desta forma se manter o melhor apoio da cordas sobre o nut e dispensa-se o uso dos abaixadores de cordas.

Existem também outras opções com as tarraxas com poste estagiado, onde é possível regular a altura de entrada das cordas nas tarraxas.

Os vilões
Tarraxas Gotoh com H.a.p

Marcas relevantes:

Outros componente podem ser usados para não depender de um jogo de tarraxas especifico. São os abaixadores com pouco atrito.
Estes normalmente são feitos de material com baixo atrito ou tem algum tratamento na região onde a corda irá encostar.

 

Os vilões
Abaixadores com cobertura de grafite
Os vilões
Abaixadores com cobertura de teflon
Os vilões
Abaixadores com rolamento

 

 

Marcas relevantes:

Os Vilões. O nut (pestana ou capotraste)

Este pode ser o maior vilão de todos, claro que ele mesmo pode ser o seu melhor amigo, mas quando mal feito ou apenas mal ajustado este cara pode “ferrar” a sua vida.

 

Os Vilões
Exemplo do que é um nut.

 

Os Vilões
Exemplo de um nut mal feito

Quando com nut esta com o slot, local onde a corda encaixa, muito estreito ou muito largo podemos ter sérios problemas.

Quanto o slot esta muito largo para receber a corda a mesma “anda” pelo slot fazendo um barulhinho chato, principalmente quando se executa um bend.

Por este motivo as veze uma simples troca de bitola de cordas  pode ser o trabalho mais complicado do planeta.

O problema contrario, o slot muito apertado, pode gera sim problemas diretamente ligado com a afinação do instrumento. Pois o slot muito estreito trava  corda quando você tenta usar um bend ou alavancada.

Os vilões
Exemplo de como o nut não deve ser, pois assim ele gera mais atrito.

Heróis

Neste caso temos algumas opções para nos salvar, e neste caso a palavra chave é atrito, ou melhor dizendo a falta dele.

Para tal feito temos nuts construídos especialmente para tal propósito. Os primeiros da lista são os nuts dotados de rolamentos.

 

os vilões
Roller nut LSR

 

Os vilões
Roller nut Wilkinson

Marcas relevantes:

Este caras ai ajudam, e em muito, a diminuir o atrito geral pela corda em cima do nut, por conta de seus rolamentos. Figurando como heróis, mesmo mais caros em relação ao  nut normal eles ganham de lavada.

Tal qual os abaixadores de corda com cobertura de teflon, o nut pode ter o mesmo tratamento, minimizando o atrito das cordas com o ele.

Caso não queira investir em um nut novo ou qualquer equipamento que te ajude a se manter mais afinal a dica básica é:

– Manter os slots do teu nut sempre em dia. Utilizando o mesmo calibre de cordas sempre, mantendo ele o mais livre de sujeira possível e trocar de coras periodicamente para que a oxidação não o desgaste.

Claro que existem outros problemas dentro de um instrumento que pode te tirar os cabelos quando se fala em afinação mas por hora ficamos por aqui.

Até a próxima!



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!