No artigo desta semana vamos escrever alguma linhas sobre o assunto, por que regular uma guitarra, e manter regulada uma guitarra ou qualquer outro instrumento. Muitas pessoas não achar que regular uma guitarra é procedimento necessário, ou pior desconhecem totalmente o assunto.

Então vamos escrever algumas linhas sobre o assunto.

Por que regular uma guitarra?

Bom a guitarra, apesar de não parecer, é um instrumento que precisa, merece, cuidados constantes. E manter a guitarra bem regulada, bem ajustada, pode fazer com que vocês economize muito dinheiro no futuro.

Manter seu instrumento bem regulado ajuda no timbre na afinação e na vida útil do mesmo. Muitas pessoas ao comprar uma guitarra, violão pu contrabaixo novo acham que é apenas pagar e sair tocando, pois nem pode até funcionar, mas será que pode ficar melhor?

A resposta, é claro que pode.

Muitos fatores podem atrapalhar o desempenho do instrumento, e por que não o seu desempenho, quando uma guitarra esta desregulada, ou mal regulada.

regulagem de guitarra

Ajustes no nut

Fatores que podem influenciar na regulagem de guitarra.

Começando pelo simples, cordas. A escolha da marca e bitola das cordas que serão instaladas na guitarra são um grande fator de necessidades de ajustes, tal qual a afinação que a guitarra ira utilizar.

Durante o procedimento de regulagem de uma guitarra é necessário equilibrar coisas com ponto da ponte, ajuste de entonação, ajustes no tensor nut e mais um pancada de coisas dependendo do estado que a guitarra se encontra, nem sempre é um procedimento para qualquer um fazer e definitivamente não é apenas colocar cordas novas e limpar a guitarra.

regulagem de guitarra

Ajuste do tensor

Uma guitarra boa desregulada é pior que um guitarra mais ou menos regulada, então pensando nisto vale a pena sim investir em uma boa regulagem independente da guitarra que você tenha.

Você evitara trastejamentos, bends morrendo, cordas muito altas e um monte de outras coisas.

regulagem de guitarra

Ajuste de altura das cordas

Caso você seja um iniciante pergunte a seu professor onde ele manda regular a guitarra dele, assim vice ja tem um caminho para seguir e manda sua guitarra para a regulagem.

regulagem de guitarra

Ajustes de curvatura

Quanto tempo dura uma regulagem de guitarra?

Tai um assunto meio difícil de explicar, mas vamos la. A regulagem de uma guitarra deve ser feita com um certa periodicidade, normalmente nós recomendamos que a regulagem seja feita pelo ao menos duas vezes ao ano.

Mas o cenário pode mudar constantemente, se você toca em mais de uma banda, e tem poucas guitarras, por e usa diferentes afinações certamente a cada nova gig você precisará dar um tapa nos ajustes de sua guitarra.

Os fatores climáticos também podem fazer com que você tenha que regular sua guitarra ou baixo com mais frequência, e alguns instrumentos sofrem mais com tais mudanças do que outros.

regulagem de guitarra

Altura do captador

Guitarra barata não regula.

Esta afirmação ai acima é completamente falsa, todas as guitarras podem ser reguladas, algumas dão mais trabalho para chegarem a uma condição banaca, outras não. Mas todas as guitarras, desde que tenham tudo no lugar, regulam.

Este tipo de afirmação é bem comum, talvez devido ao fato de alguns instrumento serem mal construídos e por conta disto criarem algumas barreiras para que o serviço seja bem executado.

Regular uma guitarra é um procedimento quase que individual, tem que ser levado em consideração quem vai utilizar a tal guitarra, como a pessoa toca, qual tipo de musica toca e com estas referencias criar um ajuste que não sacrifique nenhum aspecto, tanto nas características do instrumento quanto no tipo musica que ele vai tocar, por isto é um procedimento que demora um certo tempo e é claro tem um preço.

Então regular uma guitarra é realmente necessário?

Sim, claro que sim. Além de melhorar a tocabilidade de seu instrumento melhora o timbre e deixa seu instrumento sempre em ponto de bala.

E você tem o costume de regular sua guitarra? Deixe seu comentário!

 

  • Fala Joca estamos pensando em fazer algo nesta onda mesmo, uma serie de tutoriais que sabe!
    Valeu pelo comentário