Qual é a melhor guitarra do mundo?

Primeiro de tudo, se você sofre de G.A.S (gear acquisition syndrome), você não deve ler este post, tal qual se você tem aquele amigo que sempre bate o pé quando o assunto é este do titulo acima, você também não deve compartilhar com ele.

Bom muito se fala, se briga, se xinga, quando falamos de futebol, religião, partidos políticos e por incrível que pareça inclusive no mundo da guitarra parece não ser diferente.

É sempre um querendo puxar a sardinha pra sua brasa, com frases do tipo.

A minha guitarra é melhor por que é da marca Gibson.

Não, a minha é que é melhor por que foi o Leo fender que inventou!

Vocês dois estão errados, boa mesmo é uma PRS, que tem o melhor deste dois mundos ai.

Poderiamos colocar centenas  de frases iguais as ai de cima, muitos querendo afirmar que seu baixo, ou guitarra é melhor por causa disto ou daquilo.

De qualquer forma como prometemos no titulo iremos te dar a resposta e sim iremos falar para você qual é a melhor guitarra do mundo.

E para aqueles que não acreditam continuem lendo, pois existe a melhor guitarra do mundo sim.

Qual é a melhor guitarra do mundo?

Bom, para te responder esta pergunta primeiro precisamos nos desviar um pouco do assunto central e pensar um pouco mais globalmente.

Realmente existe, em qualquer área, algum instrumento que seja melhor que outro? Por exemplo, qual a função de uma chave de fenda?

Todos conhecemos e sabemos que é uma ferramenta para apertar e soltar parafusos com o mesmo padrão de funcionamento.

Qual é a melhor guitarra do mundo?

Chave de fenda

Qual é a melhor guitarra do mundo?

Parafuso fenda

Bom, pensando nisto podemos dizer que uma chave de fenda é o melhor instrumento para apertar ou soltar um parafuso fenda. Logo, sim, qualquer chave de fenda serve para o serviço, não importando a marca. Mas por que todos querem achar a melhor chave de fenda do mundo?

Pois bem, não apenas no mundo das chaves de fenda o efeito “Eu quero a/o melhor do mundo” aparece. Hoje é possível ver isto em qualquer segmento, não apenas guitarras, baixos ou chaves de fenda.

Veja como exemplo as propagandas do smartphone da maçâ, sempre que lançam um novo produto ele dizem que agora sim eles tem o melhor do mundo, e olha que isto acontece com qualquer outra empresa, logo todas as empresas tem o tal melhor do mundo.

Mais aqui ficam algumas questões:

Melhor pra quê?

Melhor pra quem?

Melhor para qual função?

A mesmas perguntas devem ser feitas quando você vai comprar um novo instrumento, seja você um músico profissional ou iniciante.

Por definição, um instrumento é tudo aquilo que serve para auxiliar ou realizar um tipo de tarefa ou serviço, logo uma régua serve para medir, um carimbo serve para marcar algo e um instrumento musical serve para tocar música.

Quando um iniciante chega a uma loja de instrumentos musicais o coitado se depara com tantas opções, tantas funções em uma guitarra, inclusive tantas opiniões diferentes sobre a qualidade deste ou daquele produto, que o cara sai de la maluco, ou pior, aceita levar o mais caro sem saber nem o que esta comprando.

Certa vez tivemos um cliente que nos trouxe uma Gibson linda para ser regulada, guitarra esta que o mesmo tinha comprado por achar que por ser da tal marca a guitarra seria incrível, que praticamente tocaria sozinha.

Regulamos, fizemos tudo que foi pedido, principalmente tudo que o instrumento permitia, afinal tudo tem um limite, até a regulagem de uma guitarra, seja ela qual for, tem um limite. E quando o caboclo foi tocar com a guitarra simplesmente não conseguia dar um bend, pois achou que as cordas estavam altas.

Bom refizemos o que foi possível para que tudo ficasse do agrado do cliente e mesmo assim não rolava o tal bend.

Não que se tratasse de um instrumento ruim, ou de um trabalho de ajuste mal feito. O que rolava é que o cara mais a guitarra mais o tipo de musica que ele queria tocar com aquela guitarra não rolava por conta de um simples detalhe, que na maioria das vezes, passa despercebido pela maioria dos guitarristas. Este detalhe se chama raio de curvatura da escala.

Qual é a melhor guitarra do mundo

Raio de curvatura da escala

Algumas guitarras tem raio de curvatura mais aberto enquanto outras tem raios de curvatura mais fechados. E sim este simples fato pode mudar totalmente o ajuste de uma guitarra, principalmente quando falamos da altura das cordas.

Raios mais abertos permitem que você use cordas bem baixas sem que o som delas suma quando você da um bend. Já em raios mais fechamos você tem trabalhar com as cordas mais altas para que tudo funcione bem, e os bends não percam o som.

Quando explicamos isto para este tal cliente a conclusão em que ele mesmo chegou é que comprou a guitarra errada, logo a linda Gibson que ele tinha na mão não era a melhor guitarra do mundo para ele por um pequeno detalhe, que é uma características de construção da marca. Ele com certeza seria mais feliz com uma Ibanez ou uma Carvin com escala mais reta.

E como o caso acima tivemos vários outros que, ao procurar a melhor guitarra do mundo, se esqueceram ou simplesmente não sabiam qual ferramenta comprar para um determinado serviço.

E quando o papo é sobre musica e guitarra o negocio toma proporções gigantescas, pois pense bem quantos estilos musicais temos hoje? Quantas marcas e modelos de equipamentos temos?

Para um iniciante é inviável ter como pre-requisitos todos estes conhecimentos para escolher sua primeira guitarra.

Então antes de encontrar a melhor guitarra do mundo  você primeiro deve definir que estilo musical vai tocar, pois algumas coisas não funcionam, como por exemplo tocar blues na onda do BB king com uma Jackson Randy Roads.

Qual é a melhor guitarra do mundo?

Jackson RR

Ou tocar death metal com uma Gibson 175.

Qual é a melhor guitarra do mundo?

Gibson ES175

Nada melhor que a ferramenta certa para trabalho certo. Então se precisa de uma guitarra com um bom sustain de nada vai adiantar comprar um telecaster, com timbre mais cristalino e staccato, ou se você precisa de que uma guitarra para tocar funk, na onda do Earth Wind and Fire, do que adianta você comprar aquela Les Paul Custom maravilhosa.

Fato é, sempre existirá a ferramenta certa para o trabalho certo. Muitas vezes as pessoas piram em guitarra da marca x ou y sem nem saber se as mesmas irão suprir as necessidades musicais, ergonômicas  e muitas outras coisas.

Mas ai você me pergunta:

Então qual é a melhor guitarra do mundo?

E como prometido iremos responder. A melhor guitarra do mundo é aquela que você se sente bem tocando. Aquela guitarra, não interessa a marca, que te entrega o som que você gosta ou que funciona para aquela musica.

A melhor guitarra do mundo é aquela que te passa confiança quando você esta tocando ou se divertindo.

Não existem apenas duas ou três marcas de instrumentos bons pelo planeta, por isto olhem e deem uma chance aquela marca que não tem tanto nome mas que pode te entregar o que você procura.

Por muitas vezes nos deparamos aqui com guitarras que para maioria das pessoas seria motivo de piada apenas por ser de um país asiático. Não uma mais varias vezes estes instrumentos tinham um puta som, um ótimo conforto, e o melhor não custavam um rim!

Para todos os iniciantes e pessoas que pretendem comprar um instrumento novo, faça o seguinte:

Toque primeiro, olhe a marca depois. 

Você pode se surpreender com o que vai ouvir!

É muito óbvio, não estamos falando que as marcas que citamos acima são marcas ruins, de forma alguma, só estamos dizendo que sim existem outras marcas e muita coisa boa por ai que a maioria não se da conta.

Então antes de gastar as calças em uma guitarra nova afie sua técnica e aprenda a tirar o melhor timbre do seu equipamento.


E depois, é lógico, o fetiche ou a necessidade irá bater, ai sim você vai atrás de um amplificador novo, uma guitarra chique e todas as latinha cheias de fios que são motivo de tara de todos guitarristas.

Conclusão.

Não existe a melhor guitarra do mundo, talvez exista uma guitarra perfeita para você, que ta de saco cheio e que leu até aqui, que cumpra todos os seus requisitos e mereça definitivamente fazer parte do seu set.

Saiba as diferenças de construção, de captadores, de madeiras, para poder minimizar as possíveis escolhas erradas. Assim você será muito mais feliz e com certeza ira encontrar a melhor guitarra do mundo, pelo menos para aquele momento.

E ai qual é a melhor guitarra do mundo pra você? Deixe deu comentário!

  • Fernando Nunes

    incrível Post, Ainda estou no aguardo sobre as guitarras inteiriças. Forte Abraço.

  • Hiro

    Parabéns pela matéria! É disso que nós precisávamos!
    Compreendi perfeitamente, porém, na sua opinião, como poderíamos saber da origem, procedência e qualidade das ferragens da guitarra, por exemplo, para que pelo menos possamos saber que a tal Guitarra Coxinchina tem “tempo de vida” duradoura sem ficar tendo que afinar a cada hora?? Digo isso no sentido que o “barato sai caro”… Obrigado!!

    • Fala Hiro. Normalmente guitarras que vem da Coreia tem peças com boa qualidade. Mas hoje em dia é bem difícil definir a procedência das peças, afinal mesmo grandes marcas costumas reduzir custos em alguma etapa, e as peças são uma destas etapas.
      Algumas guitarras de baixo custo que tem uma ótima qualidade de peças que podemos indicar são as SX, as Epiphones, as PRS SE, Squire, Cort, Yamaha Pacifica.
      Estas ai costumam falar bem e tem vida útil bacana.

  • Victor Ferreira

    Ótimo artigo. Parabéns!