Qual tipo de corda de guitarra devo comprar?

Qual tipo de corda devo comprar?

Bom para completar o post que fizemos sobre cordas, Que corda usar?, hoje vamos falar um pouco sobre marcas de cordas, tipos de corda e mais algumas coisas hoje em Qual tipo de corda de guitarra devo comprar?

Bom aqui o assunto tem muitas variantes então tentaremos englobar a maior parte dos aspectos que nos são sabidos.

Quando o falamos de cordas temos sempre na mente:
– Meu professor / amigo falou que tal corda é boa.

Bom pode até ser, mas depende muito de que instrumento e tipo de som você quer conseguir, porque afinal a corda do instrumento faz parte do timbre que você quer alcançar.

Mas desta forma sempre ficamos perdidos quando o assunto é qual tipo de corda devemos comprar. Até que desenvolvemos algumas “receitas” que funcionaram para nossa pegada, timbre e é claro bolso. Mais para desenvolver tal receita precisamos dos ingredientes.

Qual tipo de corda de guitarra devo comprar?

Tipos de cordas

Primeiro temos a roundwound, que podemos chamar de corda comum, todas as marcas fabricam este tipo.

Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – ROUND WOUND

Roundwound. Este corda como todo mundo já conhece, e gosta, tem um som bem aberto, em comparação com os outros dois tipos. Então se você quer um instrumento com som mais aberto este é teu tipo de corda. Tanto o timbre quanto a pegada pode variar de marca para marca, ou modelo para modelo de corda.

As principais marcas do mercado são:

Estes caras ai fabricam cordas tanto para guitarra quanto para contrabaixo. Então opção não falta. Destas ai a opção da casa é pela Ernie Ball, simplesmente pelo fato de ele produzirem cordas que tem uma boa maciez e o timbre um pouco mais gorducho, pena que ela não dura quase nada e a cada 20 dias, no máximo, ela já foi para o céu das cordas.

Logo em seguida temos a flatwound, ou corda lisa, aqui no Brasil também conhecida como corda Chrome, que na verdade é o modelo produzido pela D`addario.

Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – FLAT WOUND

Flatwound, esta corda tem muito mais grave, alias para alguns grave até demais, tem um som bem fechado e escondido, mais para tocar algumas ondas do Jazz ou usa-la em um baixo fretless fica muito bacana. Pra quem não gosta daquele barulhinho quando se muda de um acorde para outro esta corda pode ajudar muito. Esta corda é mais comum em calibre maiores, 0.011 ou 0.012, mas com um pouco de paciência pode se achar até 0.010.

 

Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – HALF WOUND

Por último temos a halfwound. Aqui podemos dizer que temos o melhor dos dois mundos. A halfwound tem mais brilho que a flatwound mas não tanto brilho quanto a roundwound. Corda muito legal para timbres limpos, tal qual a flatwound. Falando da marca das cordas podemos citar as mesmas da flatwound.

Então qual tipo de corda devo comprar?

Bom você deve compra o tipo de cordas que mais se adequar a suas necessidades. Leve em consideração o tipo da corda o calibre e por não a marca, afinal que não que ficar com dinheiro extra no bolso de for possível.

Podemos ainda falar de outras cordas, como nylon,  bronze, cordas encapadas, aço inox, níquel. Mas isto deixamos para próxima.

Inté !

Gostou do post? Deixe um comentário!

[one_half]

[/one_half]
[one_half_last]

[/one_half_last]



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!