Receita para gravar guitarras grátis em casa!

Receita para gravar guitarras grátis em casa!
Gravar em casa!

Receita para gravar guitarras gratuitamente em casa (ou Como tocar sem amplificador).

Por Matheus Manente.

Ingredientes (ou pré-requisitos):

– Uma Guitarra (de preferência da Loud Custom Shop Guitars);
– Um cabo de instrumentos;
– Um adaptador P10 para P2;
– Um computador (PC) com Windows, cuja placa de áudio possua entrada Line-In. O PC também deve possuir um conjunto de caixas de som convencionais, e conexão com a internet para download dos temperos.

Temperos para o computador:

Preparando o Recheio com os Temperos:

Receita para gravar guitarras grátis em casa!
Como gravar em casa. Figura 1: Tela do Cockos Reaper com indicações dos controles básicos do programa.

– Instale o Cockos Reaper.
– Crie uma pasta chamada “VSTFolder” dentro da pasta “Arquivos de Programas” do seu computador.
– Insira os arquivos de extensão .dll do TSE 808 e do Poulin Amp Sim Pack na pasta VSTFolder.
– Instale o Torpedo DI Free (oriente o instalador a enviar os arquivos .dll para a pasta VSTFolder).
– Inicialize o Cockos Reaper (espere alguns segundos para que a janela inicial desapareça).
– Clique na aba superior em Options, Preferences, VST, e adicione o endereço da sua pasta VSTFolder abaixo de onde se lê “VST plug-in paths”. Você pode utilizar o botão “Add…” para isso.
– Em seguida, na mesma janela, clique em Device, e selecione o sistema correto, as entradas (em especial a Line-In) e as saídas da sua placa de som (este processo varia de computador para computador). Se o Reaper já tiver selecionado automaticamente as opções corretas, pule esta etapa.
– Fechando a janela, pressione Ctrl+T duas vezes para que o Reaper adicione duas novas faixas de áudio. Atente-se aos controles básicos do programa:

– Selecione a primeira faixa. Essa será a faixa da “Backtrack”. Clique na aba superior em Insert, e em seguida em Media File. Aqui você pode escolher e inserir um arquivo de música junto ao qual você deseja tocar ou gravar.
– Selecione a segunda faixa. Essa será a faixa da guitarra. No botão “Seleciona Inputs” marcado na figura 1, escolha o Line-In da sua placa de som. Também acione nesta faixa o botão de monitoramento da gravação.
– Clique no botão que dá acesso à janela para adicionar ou editar efeitos, também marcado na figura 1. Duas janelas serão abertas: Uma listando os efeitos já adicionados à faixa (nesta etapa, ainda não há nenhum), e outra para a adição de efeitos.

Preparando a massa:

– Afine sua guitarra; – Conecte o adaptador P10 para P2 em uma das pontas do seu cabo de instrumento, e conecte esta ponta à entrada Line-In da sua placa de áudio.
– Conecte a outra ponta à sua guitarra e prepare-se psicologicamente.

Preparando o Molho:

Nesta etapa faremos toda a simulação do equipamento de um guitarrista.

– Na janela de adição de efeitos, clique em All Plugins no quadro da esquerda e selecione o plugin “JS: Utility/volume” (dica, você pode procurá-lo digitando seu nome na aba inferior denominada Filter List). Clique em OK. A janela atual fechará, mas a outra janela continuará presente. Nela, será possível ajustar os parâmetros do efeito que você acabou de adicionar à esta faixa.

Receita para gravar guitarras grátis em casa!
Como gravar em casa.  Figura 2: Tela de listagem e ajuste dos efeitos inseridos na faixa.

– Como estaremos captando o sinal sem passar por um pré-amplificador, ele entra com um volume muito baixo no computador. Deixe o parâmetro “max volume” em -1.0 dB e aumente o parâmetro “adjustment” em quantos dB forem necessários, até que seja possível ouvir a sua guitarra pelas caixas de som do computador (vá tocando enquanto ajusta aos poucos). Isto dará o ganho de volume necessário para que você toque ou grave sua guitarra no PC. Cuidado para não aumentar demais o volume, isso pode causar distorção.
– Nesta mesma janela, clique no botão Add, no canto inferior esquerdo. Seguindo o mesmo processo utilizado para adicionar o plugin anterior, adicione também o TSE 808, um amplificador do pacote Poulin Amp Sim Pack de sua preferência, e o Two Notes Torpedo DI Free, nesta exata ordem.   Observação 1: Se o som da guitarra sair atrasado em relação ao que você está tocando, você está enfrentando um problema de latência. Isto pode ser devido à capacidade de processamento do computador ou da placa de som. Fechar todos os outros programas em execução pode ajudar a corrigir o problema.
CUIDADO: Os visualizadores do nível de saída nunca devem ultrapassar os 0 dB (isso ocorre quando eles atingem o topo e a luz vermelha indicativa). Isso causa distorção e também pode prejudicar os auto-falantes do seu computador. Se for necessário, abaixe o volume de ambas as faixas, tanto a da backtrack quanto a da guitarra, para que isso não ocorra.

Receita para gravar guitarras grátis em casa!
Como gravar em casa. Figura 3: Nunca deixe o nível de saída passar dos 0 dB!

Observação 2: O TSE 808 irá simular um pedal Tube Screamer. O Poulin Amp Sim Pack é um pacote com várias simulações de cabeçote famosos, como o Soldano SLO100 e o Mesa Boogie Dual Rectifier. O Two Notes Torpedo DI Free irá simular uma caixa Marshall com alto-falantes e um microfone Shure SM57 captando o som. Portanto, esses três plugins aliados oferecem uma simulação do ambiente completo que o guitarrista precisa para tocar seu instrumento. O ajuste de cada um deve ficar a cargo do gosto e da experiência do guitarrista. O exemplo a seguir foi criado utilizando-se apenas o processo mencionado acima… E, lógico, uma guitarra Loud:

Servindo o Prato:

– Com seu timbre montado, simplesmente clique no botão PLAY para tocar junto à música que foi adicionada na faixa 1, ou então clique no botão RECORD (ctrl+R) para gravar o que você tocar junto com a música. Neste último caso, esteja certo de que o botão que arma a gravação (figura 1) está acionado somente na faixa da guitarra. Para finalizar a gravação, clique em STOP.
– Caso queira exportar a gravação como um arquivo de áudio, clique na aba superior em File, e Render. Na janela que aparecer, você pode determinar detalhes como o formato de áudio (MP3, WAV, etc), a qualidade, o nome, o local e etc. do arquivo de áudio que vai criar. – Existem muitas outras simulações de pedais, amplificadores, equalizadores, compressores e efeitos de graça na internet, pesquise por “freeware VST audio plugins” e traga mais temperos para o recheio do seu timbre!


Gostou? Quer saber mais? Coloque seu email aqui.
– Matheus Manente é músico multi-instrumentista, compositor e trabalha com gravação de áudio desde 2008.
Mais informações sobre meu trabalho em: http://www.matheusmanente.com/
Agradecimentos: Leandro Fonseca e Rene Samajauskas.

Leia Mais
Guitarra do avesso