Receita para gravar guitarras gratuitamente em casa (ou Como tocar sem amplificador).

Por Matheus Manente.

Ingredientes (ou pré-requisitos):

– Uma Guitarra (de preferência da Loud Custom Shop Guitars);
– Um cabo de instrumentos;
– Um adaptador P10 para P2;
– Um computador (PC) com Windows, cuja placa de áudio possua entrada Line-In. O PC também deve possuir um conjunto de caixas de som convencionais, e conexão com a internet para download dos temperos.

Temperos para o computador:

Preparando o Recheio com os Temperos:

Receita para gravar guitarras grátis em casa!

Como gravar em casa. Figura 1: Tela do Cockos Reaper com indicações dos controles básicos do programa.

– Instale o Cockos Reaper.
– Crie uma pasta chamada “VSTFolder” dentro da pasta “Arquivos de Programas” do seu computador.
– Insira os arquivos de extensão .dll do TSE 808 e do Poulin Amp Sim Pack na pasta VSTFolder.
– Instale o Torpedo DI Free (oriente o instalador a enviar os arquivos .dll para a pasta VSTFolder).
– Inicialize o Cockos Reaper (espere alguns segundos para que a janela inicial desapareça).
– Clique na aba superior em Options, Preferences, VST, e adicione o endereço da sua pasta VSTFolder abaixo de onde se lê “VST plug-in paths”. Você pode utilizar o botão “Add…” para isso.
– Em seguida, na mesma janela, clique em Device, e selecione o sistema correto, as entradas (em especial a Line-In) e as saídas da sua placa de som (este processo varia de computador para computador). Se o Reaper já tiver selecionado automaticamente as opções corretas, pule esta etapa.
– Fechando a janela, pressione Ctrl+T duas vezes para que o Reaper adicione duas novas faixas de áudio. Atente-se aos controles básicos do programa:

– Selecione a primeira faixa. Essa será a faixa da “Backtrack”. Clique na aba superior em Insert, e em seguida em Media File. Aqui você pode escolher e inserir um arquivo de música junto ao qual você deseja tocar ou gravar.
– Selecione a segunda faixa. Essa será a faixa da guitarra. No botão “Seleciona Inputs” marcado na figura 1, escolha o Line-In da sua placa de som. Também acione nesta faixa o botão de monitoramento da gravação.
– Clique no botão que dá acesso à janela para adicionar ou editar efeitos, também marcado na figura 1. Duas janelas serão abertas: Uma listando os efeitos já adicionados à faixa (nesta etapa, ainda não há nenhum), e outra para a adição de efeitos.

Preparando a massa:

– Afine sua guitarra; – Conecte o adaptador P10 para P2 em uma das pontas do seu cabo de instrumento, e conecte esta ponta à entrada Line-In da sua placa de áudio.
– Conecte a outra ponta à sua guitarra e prepare-se psicologicamente.

Preparando o Molho:

Nesta etapa faremos toda a simulação do equipamento de um guitarrista.

– Na janela de adição de efeitos, clique em All Plugins no quadro da esquerda e selecione o plugin “JS: Utility/volume” (dica, você pode procurá-lo digitando seu nome na aba inferior denominada Filter List). Clique em OK. A janela atual fechará, mas a outra janela continuará presente. Nela, será possível ajustar os parâmetros do efeito que você acabou de adicionar à esta faixa.

Receita para gravar guitarras grátis em casa!

Como gravar em casa.  Figura 2: Tela de listagem e ajuste dos efeitos inseridos na faixa.

– Como estaremos captando o sinal sem passar por um pré-amplificador, ele entra com um volume muito baixo no computador. Deixe o parâmetro “max volume” em -1.0 dB e aumente o parâmetro “adjustment” em quantos dB forem necessários, até que seja possível ouvir a sua guitarra pelas caixas de som do computador (vá tocando enquanto ajusta aos poucos). Isto dará o ganho de volume necessário para que você toque ou grave sua guitarra no PC. Cuidado para não aumentar demais o volume, isso pode causar distorção.
– Nesta mesma janela, clique no botão Add, no canto inferior esquerdo. Seguindo o mesmo processo utilizado para adicionar o plugin anterior, adicione também o TSE 808, um amplificador do pacote Poulin Amp Sim Pack de sua preferência, e o Two Notes Torpedo DI Free, nesta exata ordem.   Observação 1: Se o som da guitarra sair atrasado em relação ao que você está tocando, você está enfrentando um problema de latência. Isto pode ser devido à capacidade de processamento do computador ou da placa de som. Fechar todos os outros programas em execução pode ajudar a corrigir o problema.
CUIDADO: Os visualizadores do nível de saída nunca devem ultrapassar os 0 dB (isso ocorre quando eles atingem o topo e a luz vermelha indicativa). Isso causa distorção e também pode prejudicar os auto-falantes do seu computador. Se for necessário, abaixe o volume de ambas as faixas, tanto a da backtrack quanto a da guitarra, para que isso não ocorra.

Receita para gravar guitarras grátis em casa!

Como gravar em casa. Figura 3: Nunca deixe o nível de saída passar dos 0 dB!

Observação 2: O TSE 808 irá simular um pedal Tube Screamer. O Poulin Amp Sim Pack é um pacote com várias simulações de cabeçote famosos, como o Soldano SLO100 e o Mesa Boogie Dual Rectifier. O Two Notes Torpedo DI Free irá simular uma caixa Marshall com alto-falantes e um microfone Shure SM57 captando o som. Portanto, esses três plugins aliados oferecem uma simulação do ambiente completo que o guitarrista precisa para tocar seu instrumento. O ajuste de cada um deve ficar a cargo do gosto e da experiência do guitarrista. O exemplo a seguir foi criado utilizando-se apenas o processo mencionado acima… E, lógico, uma guitarra Loud:

Servindo o Prato:

– Com seu timbre montado, simplesmente clique no botão PLAY para tocar junto à música que foi adicionada na faixa 1, ou então clique no botão RECORD (ctrl+R) para gravar o que você tocar junto com a música. Neste último caso, esteja certo de que o botão que arma a gravação (figura 1) está acionado somente na faixa da guitarra. Para finalizar a gravação, clique em STOP.
– Caso queira exportar a gravação como um arquivo de áudio, clique na aba superior em File, e Render. Na janela que aparecer, você pode determinar detalhes como o formato de áudio (MP3, WAV, etc), a qualidade, o nome, o local e etc. do arquivo de áudio que vai criar. – Existem muitas outras simulações de pedais, amplificadores, equalizadores, compressores e efeitos de graça na internet, pesquise por “freeware VST audio plugins” e traga mais temperos para o recheio do seu timbre!


Gostou? Quer saber mais? Coloque seu email aqui.
– Matheus Manente é músico multi-instrumentista, compositor e trabalha com gravação de áudio desde 2008.
Mais informações sobre meu trabalho em: http://www.matheusmanente.com/
Agradecimentos: Leandro Fonseca e Rene Samajauskas.

  • Edson

    Muito bom..

  • Jefferson

    Gostei do artigo. Estou tentando gravar umas “brincadeiras” minhas aqui em casa, porém estou com dificuldades, porque no meu Reaper a barra de gravação simplesmente não aparece e, portanto não consigo iniciar a gravação… Todas as demais coisas estão funcionando. Tem alguma dica?

    • Fala Jefferson. Bele?

      Provavelmente você esta com a barra de gravação desabilitada, vai no menu Janela ou Visualização e ve se consegue habilitar a barra.

      Abraços

  • Arthur Solano

    É um recurso, entretanto não acho tão legal assim. Você consegue simular muita coisa com a guitarra plugada no computador, mas é simulação. Pelo menos pra mim o ideal é conseguir reproduzir seu timbre ao vivo com seu equipamento, e não vejo dinâmica em fazer isso com simulações de efeitos de pedais e amplificador pelo computador. Entretanto, a matéria é interessante.