Trocar cordas de guitarra em 5 passos é o assunto de hoje!
Bom desta vez não falaremos exatamente de cordas, mas tem a ver. A dica da hora é sobre o que não fazer na hora de trocar cordas de guitarra, opa!!! Mas perai, hora H?
E a resposta é sim, HORA H, a hora de trocar cordas de guitarra da maneira correta, afinal de contas você leu todos os posts anteriores, para chegar agora e fazer caquinha! Nahhh!
Bom poucos sabem mas um dos maiores problemas de afinação de uma guitarra ou violão esta ligado a como se coloca cordas na guitarra ou violão.
Temos muito assunto quanto a isto então vamos colocar aqui algumas visões e práticas que nós acompanham a anos e dão certo na esmagadora maioria dos casos. E é claro vamos começar com o que não fazer.
Hora H. Como trocar cordas de guitarra da maneira correta em 5 passos.
Bom existem varias “técnicas” de colocação de cordas, o problema é que sempre a galera que dar aquela “economizada” ou bate aquela preguiça de fazer direito.
O lance é que a maioria dos problemas de afinação de um instrumento são oriundos de uma má instalação de cordas. E quando falamos de afinação estamos dizendo:
– Para o instrumento se manter afinado.






Aqui temos alguns exemplos de como não trocar cordas de guitarra da maneira correta.
Então como deve ser feito e qual o problema de fazer assim?
Bom o problema de ter cordas enrolada de qualquer jeito nas tarraxas é que as mesmas não apoiam diretamente no poste da tarraxa, e sim uma sobre as outras.
Então quando você usa um bend ou uma alavancada a corda afrouxa ou se prende mais no poste da tarraxas.
Quando a corda esta toda bagunçada ela pode se mexer para ou você não gostaria e uma vez que houve movimentação das cordas no post das tarraxas, a mesmas não voltam em seu comprimento normal, o comprimento de quando ela estava afinada, e com isso, Bammmm! sua afinação foi pro vinagre!
E é claro que trocar cordas de guitarra da maneira correta você também minimiza problemas nas próximas trocas, afinal ninguém que ficar desatando nós a tarde inteira, sim dar nós nas cordas também é algo que não ajuda.
Existem também as pessoas que não tem um senso de direção assim tão bom, estas costumam colocar as cordas no sentido errado, afinal nas tarraxas não foram feitas para se “rodar” para qualquer lado.

Se você quer minimizar os problemas de afinação que podem te pegar de calças curtas, então siga os passos a seguir.
Como trocar cordas de guitarra da maneira correta
Isto vai depender um pouco do tipo de tarraxas que você tem instalado em sua guitarra, mas geralmente o processo é bem simples e bem parecido entre os modelos de tarraxas.
Primeiro mostraremos como fazer tarraxas vintage, que tem o slot e o buraco para colocar as corda, este tipo de tarraxa é principalmente encontrada em contra-baixos. Tente seguir o padrão das fotos e assim você terá cordas instalada sempre de uma boa maneira.






Trocar cordas de guitarra a maneira correta irá evitar problemas com a afinação do instrumento
Obviamente existem outros tipos de tarraxas, além do modelo mostrado acima, e em algumas delas são necessários outros métodos de instalação de cordas.
Agora mostraremos duas maneiras clássicas de instalação de cordas em tarraxas blindadas convencionais.
Claro que apenas uma boa instalação de cordas não garante nada, afinal temos outros violões ai nesta historia, e falaremos deles assim que possível.
Substitua suas cordas periodicamente, e com isto todos saem ganhando, principalmente você que terá seu timbre e instrumento em dia!
Por hora é isto.
Abraxx.
Quer mais posts iguais a este? Compartilhe o post e assine nossa newsletter!