Trocar cordas de guitarra em 5 passos

Trocar cordas de guitarra em 5 passos

Trocar cordas de guitarra em 5 passos é o assunto de hoje!

Bom desta vez não falaremos exatamente de cordas, mas tem a ver. A dica da hora é sobre o que não fazer na hora de trocar cordas de guitarra, opa!!! Mas perai, hora H?

E a resposta é sim, HORA H, a hora de trocar cordas de guitarra da maneira correta, afinal de contas você leu todos os posts anteriores, para chegar agora e fazer caquinha! Nahhh!

Bom poucos sabem mas um dos maiores problemas de afinação de uma guitarra ou violão esta ligado a como se coloca cordas na guitarra ou violão.

Temos muito assunto quanto a isto então vamos colocar aqui algumas visões e práticas que nós acompanham a anos e dão certo na esmagadora maioria dos casos.  E é claro vamos começar com o que não fazer.

Hora H. Como trocar cordas de guitarra da maneira correta em 5 passos.

Bom existem varias “técnicas” de colocação de cordas, o problema é que sempre a galera que dar aquela “economizada” ou bate aquela preguiça de fazer direito.

O lance é que a maioria dos problemas de afinação de um instrumento são oriundos de uma má instalação de cordas. E quando falamos de afinação estamos dizendo:

– Para o instrumento se manter afinado.

 

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Exemplo de como não trocar cordas de guitarra da maneira correta
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Outro exemplo de como não trocar cordas de guitarra da maneira correta
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
E por falta de exemplos segue mais de como não fazer

 

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Parece brincadeira, mais tai mais um exemplo do que não fazer
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Vai dizer que você nunca fez isto.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Quem nunca deu nós nas cordas..

 

Aqui temos alguns exemplos de como não trocar cordas de guitarra da maneira correta.

Então como deve ser feito e qual o problema de fazer assim?

Bom o problema de ter cordas enrolada de qualquer jeito nas tarraxas é  que as mesmas não apoiam diretamente no poste da tarraxa, e sim uma sobre as outras.

Então quando você usa um bend ou uma alavancada a corda afrouxa ou se prende mais no poste da tarraxas.

Quando a corda esta toda bagunçada ela pode se mexer para ou você não gostaria e uma vez que houve movimentação das cordas no post das tarraxas, a mesmas não voltam em seu comprimento normal, o comprimento de quando ela estava afinada, e com isso, Bammmm! sua afinação foi pro vinagre!

E é claro que trocar cordas de guitarra da maneira correta você também minimiza problemas nas próximas trocas, afinal ninguém que ficar desatando nós a tarde inteira, sim dar nós nas cordas também é algo que não ajuda.

Existem também as pessoas que não tem um senso de direção assim tão bom, estas costumam colocar as cordas no sentido errado, afinal nas tarraxas não foram feitas para se “rodar” para qualquer lado.

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
Exemplos de sentido certo e errado de enrolar a corda na tarraxa

Se você quer minimizar os problemas de afinação que podem te pegar de calças curtas, então siga os passos a seguir.

Como trocar cordas de guitarra da maneira correta

Isto vai depender um pouco do tipo de tarraxas que você tem instalado em sua guitarra, mas geralmente o processo é bem simples e bem parecido entre os modelos de tarraxas.

Primeiro mostraremos como fazer tarraxas vintage, que tem o slot e o buraco para colocar as corda, este tipo de tarraxa é principalmente encontrada em contra-baixos. Tente seguir o padrão das fotos e assim você terá cordas instalada sempre de uma boa maneira.

 

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 1] Estique toda a corda
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 2] Recue a corda cerca de 1 casa e meia.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 3] Com a corda recuada, corte a corda, o comprimento deve chegar até a tarraxa da próxima que será colocada.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 4] Encaixe a ponta da corda no buraco da tarraxa.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 5] Vá enrolando a corda para que fique igual a foto.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[FINAL] No Final suas cordas devem ficar assim.

Trocar cordas de guitarra a maneira correta irá evitar problemas com a afinação do instrumento

Obviamente existem outros tipos de tarraxas, além do modelo mostrado acima, e em algumas delas são necessários outros métodos de instalação de cordas.

Agora mostraremos duas maneiras clássicas de instalação de cordas em tarraxas blindadas convencionais.

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 1] Estique toda a corda totalmente
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 2] Depois de esticar, segura a cordas perto do nut e volte cerca de 1 casa e meia
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 3] Dê a primeira volta de corda com a mão, sem usar a tarraxa para enrolar, esta volta deve ficar acima do buraco da tarraxas.
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[PASSO 4] Começe a enrolar a corda, usando a tarraxa, mantendo sempre uma boa organização das voltas
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[FINAL] Ao terminar sua corda deve estar assim, claro se você fez tudo certo!
Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[OPÇÃO] Você pode optar por não dar a primeira volta de cordas por cima da furação da tarraxas, ao invés disto, é só enrolar direto.

Trocar cordas de guitarra em 5 passos
[OPÇÃO] Não se esqueça que a cordas tem que ficar arrumadinha, igual da foto, e no máximo 3 voltas para as graves e entre 5 a 6 voltas para as agudas
Isto vai funcionar na maioria das tarraxas do mercado, é claro que temos algumas exceções, mas por hora já é uma dica para trocar cordas de guitarra da maneira correta.

Claro que apenas uma boa instalação de cordas não garante nada, afinal temos outros violões ai nesta historia, e falaremos deles assim que possível.

Substitua suas cordas periodicamente, e com isto todos saem ganhando, principalmente você que terá seu timbre e instrumento em dia!

Por hora é isto.

Abraxx.

Quer mais posts iguais a este? Compartilhe o post e assine nossa newsletter!

 



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!