Tudo sobre cordas de guitarra, baixo e violão.

Tudo sobre cordas de guitarra

Neste artigo você verá Tudo sobre cordas de guitarra, baixo e violão, tudo que você precisa saber estão nas linhas abaixo!

 

Tudo sobre cordas de guitarra, baixo e violão.

Que cordas usar?

Normalmente temos algumas receitas ai,  perguntamos para um amigo ou vemos o que nossos músicos preferidos usam. Porém tem muita lenha nesta fogueira. A primeira coisa antes de se perguntar se vai compra a marca x ou y de cordas é:

Qual afinação irei usar?

Hoje, alias a muito tempo, é bem comum usaremos afinações variadas que vão da bela e simples afinação standard (E/A/D/G/b/e) até coisas um pouco mais malucas, como todas as cordas afinadas em D.

A regra aqui é tensão de cordas, quanto mais baixa (grave) for a afinação que você ira utilizar, mais grosso deve que ser o calibre da corda. Logo se você for tocar em dropC#  (C#/G#/C#/F#/a#/d#)o ideal é que se use pelo menos um jogo 0.11,  e se tua pegada for mais pesada pelo menos um 0.12.

O contrario disto também é valido, caso você afine a guitarra/ violão meio tom ou um tom acima da afinação padrão é interessante diminuir um pouco o calibre das cordas.

Falando de afinações baixas, hoje temos marcas e modelos de cordas que trabalham especificamente para este nicho.

gali d tuneddunlop heavy corecleartone drop acleartone drop C

Claro que temos outros assuntos envolvidos quando de fala de calibre de cordas alguns jogos, principalmente jogos híbridos, podem causar problemas em seu instrumento e é claro que sempre que falamos em mudar o calibre das cordas e/ou afinação do instrumento o mesmo precisa ser regulado.

 

Tipos de encordoamentos

Primeiro temos a roundwound, que podemos chamar de corda comum, todas as marcas fabricam este tipo.

 

Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – 1- ROUND WOUND

Roundwound. Este corda como todo mundo já conhece, e gosta, tem um som bem aberto, em comparação com os outros dois tipos. Então se você quer um instrumento com som mais aberto este é teu tipo de corda. Tanto o timbre quanto a pegada pode variar de marca para marca, ou modelo para modelo de corda.

As principais marcas do mercado são:

Estes caras ai fabricam cordas tanto para guitarra quanto para contrabaixo.

Então opção não falta. Destas ai a opção da casa é pela Ernie Ball, simplesmente pelo fato de ele produzirem cordas que tem uma boa maciez e o timbre um pouco mais gorducho, pena que ela não dura quase nada e a cada 20 dias, no máximo.

Logo em seguida temos a flatwound, ou corda lisa, aqui no Brasil também conhecida como corda Chrome, que na verdade é o modelo produzido pela D`addario.


Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – FLAT WOUND

Flatwound, esta corda tem muito mais grave, alias para alguns grave até demais, tem um som bem fechado e escondido, mais para tocar algumas ondas do Jazz ou usa-la em um baixo fretless fica muito bacana.

Pra quem não gosta daquele barulhinho quando se muda de um acorde para outro esta corda pode ajudar muito.

Esta corda é mais comum em calibre maiores, 0.011 ou 0.012, mas com um pouco de paciência pode se achar até 0.010.


 

Qual tipo de corda devo comprar?
QUE TIPO DE CORDA DEVO COMPRAR – HALF WOUND

 

Por último temos a halfwound. Aqui podemos dizer que temos o melhor dos dois mundos.

A halfwound tem mais brilho que a flatwound mas não tanto brilho quanto a roundwound. Corda muito legal para timbres limpos, tal qual a flatwound.

Falando da marca das cordas podemos citar as mesmas da flatwound.

 

Então qual tipo de corda devo comprar?

Bom você deve compra o tipo de cordas que mais se adequar a suas necessidades. Leve em consideração o tipo da corda o calibre e por não a marca, afinal que não que ficar com dinheiro extra no bolso de for possível.

Nylon

Os jogos de corda de nylon são medida pela tensão em vez da espessura, como os conjuntos de cordas aço.

Existem geralmente três níveis de tensão de cordas de nylon: Tensão leve, média e pesada. Mas pode-se encontrar outros tipos de tensão, como a extra pesada.

Cordas de tensão normal, ou leve,  são muito fáceis de tocar, mas você pode sentir que quanto tenta tocar mais rápido o fato de a corda ser mais flexível ira te atrapalhar.

Já o contrario, quando se usa tensão maior, você poderá tocar com um pouco mais de pegada, e o som que sairá do instrumento pode ser um pouco mais alto, com relação ao volume.

Alguns fabricantes:

 

Nylon ou aço?
Tensão normal, ou leve.

 

Nylon ou aço?
Tensão extra pesada

 

Nylon ou aço?
Tensão média

 

As cordas de nylon podem apresentar dois tipos de fixação na ponte ou cavalete do violão.

As com bolinhas, ou as de amarrar.

Cordas de nylon ou aço?
Nylon com bolinhas.

 

Cordas de nylon ou aço?
Nylon tradicional, de amarrar.

Colocar cordas corretamente pode melhorar problemas com a afinação

Porque não posso usar cordas de aço em um violão clássico?

Bom isto é uma questão bem simples de física. Tanto o tampo, quanto a estrutura interna do violão de nylon não foi pensada, ou construída, para receber cordas de aço, que geram mais tensão junto a tais partes.

O fato é que as estrutura internas destes violão são construídas de formas bem diferentes, por necessidade sonora e mecânica.

Cordas de nylon ou aço?
Estrutura clássica para violões que usam nylon.

 

Cordas de nylon ou aço?
Estrutura para violões que usam aço.

Note que a estrutura dos violões para cordas de aço é bem mais reforçada.

Cordas de Bronze

Cordas de violão do tipo bronze normalmente tem som mais brilhante quando se compara a Phosphor Bronze.

Normalmente sua colação natural, quando nova é claro, é mais puxada para o dourado, já as cordas de fosforo de bronze tendem a ser meio avermelhadas. As marcas mais comuns para este tipo de cordas são:

Diferenças entre cordas de aço.
Ernie Ball Bronze

 

Diferenças entre cordas de aço.
John Pearse Bronze

 

D'addario Bronze
D’addario Bronze

 

Martin Bronze
Martin Bronze


Cordas Phosphor Bronze

Phosphor Bronze para violões tem um som um pouco mais quente do que cordas de bronze regulares. Muitos músicos acham este corda melhor para tocar com finger picking.

Phosphor bronze é como bronze regular, mas tem uma pequena quantidade de fósforo adicionado a liga que compõe a corda.  O fato de ter fosforo na liga ajuda um pouco na durabilidade deste tipo de corda. Marcas comuns:

Bom sabendo disto agora já podemos definir se queremos um bom mais encorpado, Phosphor Bronze, ou um som mais ardido, bronze convencional.  Juntamos isto a espessura da corda e Voilà temos um som bacana.

Normalmente a galera pede sempre para colocarmos cordas mais pesadas em seus violões,  porem muito exageram na dose.

Algumas coisa não são tão compatíveis assim, pois quanto maior for a tensão mais grave é o timbre da própria corda e é claro por ser mais espessa será mais difícil usar alguma técnicas, como bends por exemplo.

Então antes de comprar uma corda mais grossa por causa do volume melhor que ela pode vir a gerar, pense em quais técnicas você costuma usar, antes de definir se será esta ou aquela corda.

Nickel Wound (sem revestimento)

As cordas com banho em níquel são provavelmente o  tipo de cordas  mais comuns no mercado, principalmente para guitarras. O enrolamento nas cordas mais grossas é feito de aço niquelado.

O núcleo de aço dos bordões são ótimos para os  captadores eletromagnéticos funcionarem perfeitamente, enquanto a niquelado do enrolamento das mesmas ajuda a equilibrar o som brilhante do núcleo de aço.

O níquel do enrolamento também enrolamento ajuda a corda proteger contra a corrosão.

Como o níquel é um pouco “mole” do que o aço cordas com este tipo de acabamento previnem um pouco o desgaste dos trastes em comparação a cordas de aço inoxidável.

 

Cordas, 3 tipos que voce deveria conhecer
Ernie Ball niquel wound

 

3 tipos que voce deveria conhecer
GHS Boomers

 

3 tipos que voce deveria conhecer
Sit níquel wound

 

3 tipos que voce deveria conhecer
Rotosound niquel wound

 

Pure Nickel

Já falando das cordas de níquel puro, as mesmas são mais macias e tem som mais quente quando comparadas com as de aço inox ou  cordas com enrolamento niquelado.

São um ótimo tipo para quem vai tocar  blues, jazz ou rock clássico. Este tipo de corda também sai na frente quando se fala em captação, pois o níquel é um metal muito bom para tal.

 

3 tipos que você deveria conhecer.
Thomastik Pure Niquel

 

 3 tipos que você deveria conhecer.
D´aadrio Pure níquel

 

3 tipos que você deveria conhecer.
Ernie Ball Pure níquel

 

Aço inox (Stainless Steel)

Cordas de aço inoxidável tem sonoridade mais brilhante e mais nítida de todas as cordas da guitarra elétrica. Elas também duram muito mais tempos não ficam escurecidas devido a capacidade inerente do aço inoxidável de resistir à corrosão.

Usando jogos produzidos com enrolamento em aço inox você vai ter um “feel” um pouco diferente do que outras cordas elétricas. Alguns músicos  sentem um pouco de aspereza na cordas.

O aço inoxidável é um metal muito duro e por conta disto este tipo de corda pode gastar seus trastes mais rápido do que cordas de níquel, mas se você quiser um som brilhante este é o caminho certo.

 

3 tipos que você deveria conhecer.
GHS aço inoxidavel
3 tipos que você deveria conhecer.
DAddario aço inoxidavel
3 tipos que você deveria conhecer.
Fender Aço inoxidável
3 tipos que você deveria conhecer.
Rotosound Aço inoxidável

 

3 tipos que você deveria conhecer.
Dean Markley Aço inoxidável

 

3 tipos que você deveria conhecer.
Ernie Ball Aço inoxidável

 

3 tipos que você deveria conhecer.
Dunlop Aço inoxidável

 

3 tipos que você deveria conhecer.
DR Aço inoxidável

Cordas revestidas

Cordas revestidas são tratadas com algum tipo de acabamento que impedem que a ela sofra com a oxidação, corrosão ou até mesmo sujeira.

Isso vai ajudar a corda a soar como nova e ter aquele aspecto brilhante por um período de tempo mais longo quanto se comparado as cordas sem revestimento.

As que são da família Coated são um pouco mais caras do que suas primas não-revestidas e costumas custar cerca do dobro do preço. Mas se você odeia a trocar as cordas de guitarra vale a pena o dinheiro extra empregado em um jogo coated.

Falando de timbre as cordas revestidas normalmente estas tem um som um pouco mais “apagado” dependendo do tipo de revestimento, mas nada que não de para conviver tranquilamente.

Se tratando de pessoas que costuma suar muito os jogos revestidos são a melhor opções e podem ser uma ótima pedida para aqueles que vivem em locais muito úmido ou morar em regiões litorâneas.

 

Cordas, Coated vs Non Coated
D´addrio Coated

 

Coated vs Non Coated
Elixir Coated

 

Cordas, Coated vs Non Coated
Dean Markley Coated

 

Cordas, Coated vs Non Coated
Ernie Ball Coated

 

O melhor exemplo de corda com revestimento são as Elixir que contem um revestimento protetor de fluoropolímero  que é adicionado à corda através de um processo desenvolvido e  patenteado pela empresa.

Este revestimento forma uma barreira entre metal utilizado  e o ambiente, ou suor de nossas mãos.

Note que na foto é possível ver o tal revestimento.

Este mesmo revestimento é o que faz esta corda ter um timbre um pouco mais fechado que as cordas convencionais.

Coated vs Non Coated
Elixir Coated

 

Coated vs Non Coated
Cleartone threated

 

Já falando de outro tipo de revestimento, que na verdade parece mais um tratamento na corda de tão fino, temos a Cleartone.

Que por ter este acabamento muito, muito mais fino, as cordas desta marca costumam ter som bem mais brilhante e com mais volume.

Bom é isto Tudo sobre cordas de guitarra, baixo e violão que você precisa saber. Agora escolha com atenção teste e encontre a melhor corda de guitarra pra o seu jeito de tocar e para o timbre que você quer alcançar

 



Loud Custom Shop Guitars

Loud é uma oficina diferente. Deixamos de lado a distribuição em série para construir artesanalmente instrumentos únicos que se adaptem aos mínimos detalhes que você precisa ou simplesmente quer.De regulagens básicas a customizações extremas, a Loud está ao seu dispor pela realização daquela guita meio louca que você viu em seus sonhos e em loja nenhuma por ae. Precisa de uma cafeteira instalada no seu baixo? Um cinzeiro marchetado na sua viola? Então vamos conversar!

  • Wescley Costa

    Falando em tensão… quando vejo na embalagem “Tensão Média”, posso assumir que equivale a uma 0.11 ou 0.10?

  • Renato Lira

    Parabéns pelo texto, esclarecedor. Obrigado…

  • daniel

    Muito bom seu texto, explica bem essa questao de tensao e tipos de encordoamento. Aproveitando a oportunidade gostaria de lhe perguntar algo : regulei meu violao para o minimo de altura de cordas no padrao erudito (4mm 6º corda e 3mm 1º corda no 12 traste), mas como tenho uma pegada bem leve e mesmo usando cordas com tensao media ( strinberg) sinto que atrapalha na questao da velocidade.Entao gostaria de saber se vc conhece alguma corda de tensao media que seja mais macia(marca) ou entao vc acha melhor eu colocar cordas de tensao leve ?
    Agradeço a atenção, um abraço

    • Fala Daniel, bele?

      Então você pode optar uma corda tensão leve mesmo. Pois normalmente as cordas de tensão média para violão de nylon são muito parecidas.

      Indicamos as cordas da Savarez e Thomastik, que são jogos de corda bem caros. Caso queira testar também gostamos muito dos encordamentos de nylon da Gianinni, tem um ótimo custo/beneficio.

      • daniel

        Muito obrigado pela resposta, me ajudou muito , valeu mesmo !

  • Lucas Capela

    Muito bom cara, melhor posta que já ví sobre o assunto, sucesso ae.

  • Luciana Geiser

    Tenho um violão com cordas de aco. Preciso trocar a primeira corda mas já estourei 5 cordas. Estoura antes que eu consiga afinar. Por que será?

    • Fala Luciana. O problema em seu instrumento pode não ser relacionado com as cordas. Você esta usando qual afinação?

  • Alcides

    Boa noite, gosto muito de tocar base, mas queria tbm uma leveza para tocar mpb no violão de aço.
    Qual corda me recomenda para nao perder o brilho naa hora ds batidas da base, e que fique macio tocar mpb.

    Obrigado

    • Fala Alcides.

      Você pode escolher uma jogo de cordas 0.010 de phosphor bronze, vai ficar bem legal, normalmente indicamos Dario ou Ernie ball. Procure antes de trocas o jogos de cordas saber se seu instrumento esta ajustado para o 0.010, caso não esteja ajustes poderão ser necessários.

  • Tom

    Tenho um violão cordas de aço e preciso trocar, mas não entendi ao certo a diferença entre cordas de aço e bronze.

  • Henrique

    Eu poderia usar cordas de calibres diferentes no mesmo instrumento?

    • Fala Henrique.

      Pode sim, apesar de não recomendarmos uma discrepância muito grande estre os calibres. Mais isto é mais comum do que imagina. Os jogos híbridos usam de tal proposito. Por exemplo cordas primas de um jogo 0.10 e bordões de um jogo 0.11.

      Abraços!